Karaté solidário com a Madeira

0
159

Cumprindo a tradição, o Clube de Karaté da Maia (CKM) promove o Torneio Internacional 25 de Abril. Mas, este ano, com a solidariedade a par da competição. Nos dias 17 e 18 de Abril, as entradas no Pavilhão Municipal do Corim, em Águas Santas, para assistir à décima edição do torneio, serão cobradas e a verba daí resultante vai reverter a favor da Madeira, para ajudar à recuperação da ilha na sequência do mau tempo de Fevereiro.

Ao promover mais uma prova, o CKM decidiu aliar-se às iniciativas de solidariedade com o arquipélago, “dando reforço à sua política de responsabilidade social”, lê-se numa nota do clube enviada à redacção. Assim, cada espectador vai pagar um euro para assistir ao Torneio Internacional 25 de Abril, estando a contribuir na íntegra para ajudar a Madeira. Tendo como referência o número de pessoas que assistiram à edição 2009 da competição, o CKM admite poder angariar nos dias 17 e 18 de Abril cerca de três mil euros.

Nos dois dias, o Pavilhão Municipal do Corim vai colher os melhores atletas nacionais da modalidade, mas também selecções e karatecas de renome internacional. O dia 17 está reservado às provas de Kumite, entre as 14h00 e as 22h00. No domingo, dia 18, entre as 9h00 e as 13h00, será a vez do Kata.

Organizado desde 2001 pelo CKM, este Torneio 25 de Abril visa “a promoção da competição entre as camadas de formação (menores de 13 anos), bem como a divulgação da modalidade como desporto para todas as idades”. Numa altura em que se aproxima a décima edição, é já considerado “um dos melhores torneios nacionais” da modalidade”. Em 2008 e 2009, reuniu cerca de 1200 atletas, tendo entrado para o top dos maiores torneios da Europa.

Marta Costa