Luz verde para regresso de todas as competições seniores com atividade federada equiparada à profissional

0
146
imagem FPB

Após decisão do Governo, decretada esta segunda-feira, há luz verde para o regresso de todas as competições seniores. A atividade desportiva federada passa a estar equiparada à profissional, algo que também se aplica em cada um dos 121 concelhos que fazem parte da lista dos mais afetados pela Covid-19.

Esta medida vem na sequência da suspensão das provas não profissionais, ordenada pela Governo, na passada quinta-feira.

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, em entrevista ao jornal “O Jogo”, mostrou-se satisfeito pelo regresso das competições seniores.

Manuel Fernandes voltou a salientar o trabalho entre as Federações de basquetebol, andebol, futebol, patinagem e voleibol, mas alertou que são necessárias mais medidas.

“Venceu-se um obstáculo no seio de um elevado número de problemas com que os clubes se confrontam”, reagiu Manuel Fernandes, considerando a decisão “uma excelente notícia”.

“É o corolário do trabalho coletivo das federações de futebol, andebol, basquetebol, patinagem e voleibol. Mas é igualmente fruto de daquilo que têm sido as reivindicações das diferentes estruturas desportivas e agentes desportivos com particular referência às lúcidas e adequadas posições públicas assumidas pelo COP em nome das federações desportivas”, reforçou o dirigente.

Porém, Fernandes defendeu que são necessárias outras medidas como as de apoio extraordinário aplicadas noutros setores, de modo a evitar que alguns clubes “reduzam drasticamente as atividades” ou “fechem portas”.

O líder federativo apelou ainda à prevenção, sublinhando “é imprescindível a aplicação escrupulosa de todas as medidas emanadas da Direção-Geral de Saúde”, até porque, defende, “o desporto pode e tem que ser um meio para o combate à epidemia”.