O Clube de Escalada da Maia foi criado por antigos alunos da Escola EB 2,3 da Maia, no âmbito do trabalho desenvolvido desde 1996 no Desporto Escolar, sob a orientação de Joaquim Costa Lima, então coordenador da escola de referência de escalada da escola e que este fim-de-semana será juiz da prova. Em Março de 2005, foi inscrito na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, altura em que começou a actividade oficial na prática da modalidade, mantendo os treinos no estabelecimento de ensino. Entretanto, o protocolo celebrado com a Câmara da Maia permitiu passarem a usar a parede existente no Complexo Municipal de Ginástica e criarem um espaço com as vias de escalada, junto à sala de musculação do Complexo de Ténis.
Actualmente com cerca de 30 atletas, federados e de todos os escalões, o Clube de Escalada da Maia conta ainda com cinco elementos das origens. São eles Nuno Carneiro (1995), o campeão nacional absoluto e habitual presença na selecção José Abreu (1996), Ricardo Silva (2002), Manuel Soares (2005) e Ricardo Remoaldo (2006)Mas há mais este fim-de-semana para além da inauguração da sala, prevista para as 10h20 de sábado. Logo a seguir começa a competição neste fim-de-semana em que a Maia se estreia a acolher uma competição oficial da modalidade. Além disso, sublinha Joaquim Costa Lima, “é a primeira vez que se vai realizar, a nível nacional, uma prova com os escalões todos e em dois dias”.
Esta será a segunda prova do Circuito Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada de Escalada de Bloco. Vai realizar-se em formato “contest”, sem isolamento com blocos de diferentes dificuldades, que os participantes terão de ultrapassar num tempo limite. Os melhores serão apurados para uma final com quatro blocos. No sábado, a competição faz-se com os escalões juniores e seniores (masculinos e femininos) e no domingo, com os escalões infantis, iniciados e juvenis de ambos os sexos. Na primeira prova do circuito de escalada de bloco, disputada a 13 de Março em Odivelas, destacou-se o maiato José Abreu, que terminou a competição de seniores masculinos em segundo lugar.
Marta Costa
éra fixe que mete-sem fotos de como foi o campeonato
Comments are closed.