Maia com Centro de Alto Rendimento de Atletismo

0
191

A Maia vai acolher o Novo Centro de Alto Rendimento de Atletismo. O protocolo para a construção da nova pista de atletismo foi assinado, na sexta-feira, ao final da manhã, entre o Instituto do Desporto de Portugal e a Câmara Municipal da Maia e homologado pelo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, que marcou presença na cerimónia.

 

A nova pista de atletismo, em composto de poliuretano e granulado de borracha – Polytan M, com 13,2 milímetros de espessura, certificada pela IAAF – International Association of Athletics Federations –, preparada para os grandes eventos desportivos vai praticamente substituir a existente no Estádio Municipal da Maia. Vai custar cerca de 600 mil euros, um valor que vai ser suportado em 75 por cento por uma candidatura ao QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional -, e os restantes 25 por cento serão financiados pela Câmara Municipal.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, congratulou-se com o facto de ter inserido a Maia nesta estratégia de dotar o país com equipamentos ao mais alto nível para o desporto de alto rendimento. E o município merece, justificou, “pela sua história de 22 anos ligada ao atletismo”.

Considerando que o Programa do XVII Governo da República elegeu como prioridade estratégica o desenvolvimento de um Programa Nacional Integrado de Infra-estruturas Desportivas, o responsável referiu ainda que Portugal deve aproveitar este último QREN, até 2013, para fazer “o melhor para cada modalidade, com instalações de alto nível”.

Neste processo, a Câmara Municipal da Maia fica responsável pela elaboração dos estudos e dos projectos, assim como pela obtenção dos necessários pareceres, licenças e autorizações, e praticará todos os demais actos legalmente exigidos, assumindo os custos das empreitadas correspondentes.

Foram vários os atletas, ex atletas, treinadores e dirigentes que fizeram questão de assistir ao acto, entre eles os atletas Fernanda Ribeiro, Rui Silva, Aurora Cunha, Albertina Dias, José Regalo, Nuno Fernandes e Jessica Augusto.

Isabel Fernandes Moreira