Mais de 570 karatecas em Nogueira

0
108

Mais de 570 atletas passaram pelo Pavilhão Municipal de Nogueira da Maia, entre sexta-feira à noite e domingo, para participarem no estágio internacional promovido pela Associação Portuguesa de Okinawa Goju-Ryu Karaté-Do (APOGK). O grande argumento foi a vinda à Maia do Sensei Bakkies Laubcher, instrutor chefe de África do Sul e 8º Dan. Mas também para aprenderem com o 7º Dan, Sensei Jorge Monteiro, instrutor chefe de Portugal.

O instrutor chefe em Portugal considera que o convidado deste estágio internacional é “a pessoa mais indicada e com mais nível técnico para dar apoio a este país”. Ao mesmo tempo, reconhece Jorge Monteiro, o mestre convidado pôde também aferir do nível técnico dos atletas portugueses, distribuídos por mais de uma centena de ginásios. Logo, o estágio foi também um convívio entre os karatecas.

Ouça as declarações de Jorge Monteiro:

[audio:APOGK_ESTAGIO.mp3]

Bakkies Laubcher saiu da Maia bem impressionado. Diz a APOGK que o mestre convidado “nunca tinha visto tantos alunos juntos num evento como este”, falando mesmo em “recorde a nível mundial”.  E até pediu a participação de uma equipa portuguesa no maior encontro africano, agendado para Fevereiro do próximo ano.

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição desta semana de Primeira Mão)