MIAC cresce e acrescenta uma noite ao programa da 11ª edição

0
21
MIAC

A maior competição de ginástica acrobática do mundo está de volta à cidade da Maia, nos próximos dias 1 a 5 de março, e não para de crescer. No ano em que comemora a sua 11.ª edição, o Maia International Acro Cup (MIAC) chega aos 1200 participantes – entre atletas, treinadores, delegados e juízes envolvidos – e antecipa o início das atividades para a noite de quinta-feira, alargando em duas horas o habitual formato de três dias de prova.

O evento, que se realiza no Complexo de Ginástica da Maia, volta a acolher também, em simultâneo, e pelo sexto ano consecutivo, uma etapa da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática: a VI Maia Acro Fig World Cup, organizada pelo Acro Clube da Maia e pela Federação de Ginástica de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal da Maia.

Em conjunto, estas duas competições acolhem um número recorde de 71 delegações oriundas de 18 países, representativos de quatro continentes. Com alguns dos melhores ginastas de acrobática do mundo presentes na Maia, destaque-se a estreia das delegações da Finlândia e do Cazaquistão, bem como uma nova delegação do Japão e uma bastante numerosa delegação da Austrália.

O Acro Clube da Maia, clube anfitrião e uma das principais referências da ginástica acrobática em Portugal, participa com cerca de 40 atletas em todos as categorias e especialidades.

Esta 11.ª edição do MIAC conta com um prize-money de 10 mil euros, tem 11 unidades hoteleiras da área do Grande Porto envolvidas, engloba a ação de 150 voluntários e servirá mais de 7000 refeições.

Lourenço França, diretor-técnico do Acro Clube da Maia, salienta o facto de este ano o MIAC ter sido obrigado a recusar inscrições, devido ao grande número de pedidos:

“Esta é a maior edição de sempre. Neste formato de uma prova de três dias é impossível aumentar mais o número de inscritos. Este ano já estamos a começar na quinta-feira às 20h00, quando normalmente começávamos na sexta às 8h00. Mas assim ganhamos duas horas, que são importantes. Talvez para o ano façamos quatro dias de prova.”

Historial do Acro Clube da Maia

O Acro Clube da Maia foi fundado a 2 de Dezembro de 2004. Desde então os seus ginastas têm presença constante em todos os Campeonatos da Europa e do Mundo. Em 13 anos de vida conta com mais de 120 Campeões Nacionais de Ginástica.

No seu palmarés conta ainda com mais de uma dezena de medalhas em Mundiais e Europeus.

O clube de formação do grupo The Art Gym Company venceu o concurso televisivo Got Talent Portugal, da RTP, em 2015.

Além da acrobática, tem uma oferta gímnica variada para a população em geral: Trampolins, Ginástica Artística, Cross Training, Ballet, Zumba, Danças de Salão e Afro-Latinas, Yoga e Jump.

O complexo Art Gym, do Acro Clube da Maia, é um espaço com mais de 2500 m2 que contempla uma Academia e e Centro de Fitness, bem como um Centro de Estágios. É, também, o local onde nasceu o recém-criado Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC).