Morreu Xavier Tondo, vencedor da Volta a Portugal pela equipa da Maia

0
290

O ciclista espanhol Xavier Tondo, vencedor da Volta a Portugal em 2007 pela LA-MSS, equipa da União Ciclista da Maia, faleceu esta manhã, num acidente doméstico, de contornos ainda por esclarecer. Tondo, escreve o jornal Marca, terá sido atingido pela porta da garagem de sua casa, quando se preparava para sair de cada em direcção ao local de treino.

Xavier Tondo preparava-se para ir treinar na zona da Serra Nevada, preparando a Volta a França em bicicleta, na qual iria correr pela Movistar.
Este ano, o ciclista espanhol, de 32 anos, já tinha ganho a Volta a Castela e Leão. Tondo correu em Portugal por duas equipas, a Barbot-Gaia e a LA-MSS, ao serviço da qual venceu, em 2007, o Troféu Joaquim Agostinho e a Volta a Portugal.
Aires Pereira, presidente da União Ciclista da Maia nessa altura, lembra um “indivíduo espectacular, dos melhores que tivemos, muito bem-educado, respeitador”. “Lastimo a morte dele”, assinala o ex-dirigente da equipa de ciclismo, chocado com o falecimento.

Joaquim Gomes, director da Volta a Portugal, lembra que Tondo era, de facto, “um grande companheiro e um dos melhores corredores estrangeiros que esteve em Portugal”. Recorda-o como um “jovem educado, que sempre soube tratar os companheiros e o público de uma forma irrepreensível”.