Música, cinema e actividades radicais no Maiact

0
273

O cinema é novidade este ano e é o que abre o Maiact 2010. No arranque de mais um Festival da Juventude, o Cineclube da Maia aliou-se ao pelouro da Juventude da câmara municipal para exibir quatro fitas no Auditório Municipal Venepor. Todas em torno do universo juvenil, a pedido do pelouro da Juventude da autarquia.

Paranoid Park”, uma realização de 2007 de Gus Van Sant é a primeira proposta do Cineclube da Maia. Pode ser vista já este sábado, a partir das 18h00. No domingo, à mesma hora, é exibido um trabalho de David Slade, de 2005, intitulado “Hard Candy”. Para todos os filmes, a entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento prévio dos bilhetes em locais como o Fórum Jovem da Maia, a Casa do Alto ou as Lojas da Juventude de Avioso S. Pedro, Gemunde, S. Pedro Fins, Vermoim e Vila Nova da Telha.

Fora do grande ecrã, o Maiact oferece no Parque Central da Maia uma grande área de diversão. A partir das 15h00 de hoje e até 25 de Julho, isto é, durante os nove dias do festival, será este o espaço “Actimax by Milaneza”. Sempre até às 23h00, e com acesso gratuito, são diversas as actividades para quem a palavra adrenalina supera o medo. Mais de 40 monitores, técnicos ou auxiliares vão garantir a segurança dos participantes no bungee basket, tenda waboba, touro mecânico, fear factor, giroscópio humano, gladiadores com plataforma oscilante, air bungee ou aqua ball. Haverá ainda um mural para grafitti, a área cultura urbana, rampas de bicicletas, aulas e demonstrações, um workshop de DJ’s, insufláveis gigantes e lazer tag / paintball.

Quem já conhece o Maiact, sabe que é também uma rampa de lançamento para novas bandas. Falamos do Maiact Garage Sessions, com o patrocínio oficial da REN – Redes Energéticas Nacionais, que visa “incentivar a produção de projectos na área da música e de os promover junto do grande público”, lê-se numa nota Câmara da Maia. Na segunda e na terça-feira, são oito as bandas que vão actuar no Auditório Municipal Venepor, a partir das 21h00, com entrada grátis. O júri do concurso de bandas de garagem seleccionou para estas finais os “Dizzi Habits”, “Meu Outro Tanto”, “Original Vibes”, “Qing of Qong”, “Restaurant Floresta”, “Son of Eden”, “The Book” e “The Buzzbones”.

Além de mil euros em dinheiro, a banda vencedora deste Maiact Garage Sessions terá como prémio assegurar a primeira parte do espectáculos dos “Xutos & Pontapés”, marcado para o dia 24 de Julho, no Complexo Municipal da Maia. Neste dia do Live Music Festival completam o cartaz os maiatos “The Eleanors”. Além da noite do rock, o Maiact dedica o serão do dia 22 de Julho ao hip hop e o do dia 23 ao estilo new nacional.

Associado a este Festival da Juventude, o Parque Central será também palco de uma actividade de Radiomodelismo, a partir de hoje e até segunda-feira. Na quarta-feira, haverá ainda espaço para o Modalfa Fashion Dream.

Marta Costa