Natação da Maia em grande

0
162

Foi um fim-de-semana de vitórias para o Clube de Natação da Maia/Real Seguros. Cinco nadadores do clube participaram nos Campeonatos Nacionais de Inverno e Torneio Nacional de Inverno de Natação Adaptada. As provas, orientadas para atletas portadores de deficiência, realizaram-se nas piscinas municipais da Guarda, no passado fim-de-semana. Os campeões voltaram à Maia com a bagagem repleta de vitórias. O espírito competitivo é para todos e os atletas do clube maiato estiveram em grande forma.

Destaque para a nadadora Ana Castro, que se estreou em campeonatos nacionais a alcançar um título nacional na prova dos 100 metros, um segundo lugar nas provas de 25 metros bruços e 25 metros mariposa e terceiro lugar na prova de 25 metros livres. Num bom momento de forma, Telmo Dias, de 16 anos, prepara da melhor maneira a participação nos Campeonatos do Mundo de Taiwan, em 2010. Este jovem atleta foi à Guarda bater recordes pessoais e conquistar o título de campeão nacional nas provas de 50, 100 e 200 metros costas.

Os restantes atletas em prova não deixaram créditos por mãos alheias. Pedro Leal sagrou-se campeão nacional nas provas de 50 metros mariposa e 50 e 100 metros costas. Garantiu ainda um segundo lugar na prova de 100 metros livres. Por fim, o atleta José Ribeiro conquistou o terceiro lugar na prova de 100 metros costas.

Também no fim-de-semana passado teve lugar, nas piscinas da Póvoa de Varzim, o Terceiro Meeting da Associação de Natação do Norte de Portugal. O Clube de Natação da Maia fez-se representar por sete nadadores, que asseguraram oito presenças em finais. Os nadadores do clube maiato pautaram-se pelo sucesso, com dez novos recordes pessoais e um novo recorde de clube. O torneio contou, no total, com a participação de 59 clubes, cinco das quais estrangeiros, e 400 nadadores.

Das prestações dos atletas maiatos, destaque para o nadador Rafael Martins, que conseguiu alcançar um resultado promissor, ao registar, numa final B de 200 metros mariposa, o tempo de 2.11.95, que o coloca perto do acesso ao Percurso de Alta Competição. Já o nadador Luís Neto marcou presença em duas finais A, nas provas de 50 e 100 metros bruços, e duas finais B, onde disputou os 200 metros bruços. Na final dos 50 metros livres, Luís Neto garantiu o novo recorde do clube: 25 segundos e 17 décimas. A atleta Carolina Silva participou em duas finais B, com tempos de 1.08.76 em 100 metros mariposa e 2.30.67 em 200 metros mariposa. Por fim, Leonor Babo, que também garantiu presença numa final B. A atleta percorreu os 50 metros mariposa em 30 segundos e 65 décimas.

A próxima prova para os nadadores maiatos é dos mais novos. Os atletas do Clube de Natação da Maia/Real Seguros voltam a entrar nas piscinas já neste fim-de-semana, nos Campeonatos Regionais de Infantis em Paços de Ferreira.