Nuno Moreira atingiu os quartos no Open de Paris

0
198

Os atletas do Clube de Karaté da Maia Inês Rodrigues, Nuno Moreira e Vítor Silva estiveram presentes no Open de Paris, que decorreu nos passados dias 15 e 16, no Stade Pierre Coubertin, na capital francesa. Este evento juntou mais de 40 países dos 5 continentes e deu início ao novo sistema e circuito internacional de nome Primier League.
A primeira a entrar na prova foi Inês Rodrigues na Categoria de -61Kg. A jovem maiata iniciou o evento com uma vitória frente a uma atleta da Macedónia, mas no segundo encontro não conseguiu levar a melhor frente a uma atleta austríaca.
Vítor Silva, na Categoria de -67Kg, entrou bem no combate inicial frente a um adversário do Vietname, mas não foi suficiente para vencer e ficou pelo caminho, não tendo sequer direito a repescagem.
Nuno Moreira, na categoria de -75Kg, era uma das grandes esperanças portuguesas mas não estava na força máxima, devido a uma fractura no escafóide. Mesmo assim, o maiato venceu o atleta dos Estados Unidos no encontro inicial, o mesmo acontecendo na segunda ronda frente ao atleta francês que o venceu no Open do Luxemburgo.

Na 3ª eliminatória mais uma vitória para o maiato, desta feita contra um escocês. Na final de Poule e quartos de final da Prova, Nuno Moreira não conseguiu levar a melhor frente ao letão Ruslan Sadikovs, perdendo pela margem mínima de 1-0. Com este resultado, o maiato encontra-se na 9ª posição do ranking mundial da WKF, com 41 pontos.
No dia seguinte, Nuno Moreira ainda competiu no Open, mas as lesões estavam cada vez mais visíveis e a não conseguiu ultrapassar a 3ª eliminatória.

António Moreira, presidente do CKM, esteve também no evento parisiense a exercer funções de árbitro. No final, o dirigente maiato mostrou-se “contente com a postura dos atletas” e apenas lamenta “as alterações realizadas no evento” que, segundo Moreira, “em nada ajuda o karaté, tirando de alguma forma a espectacularidade dos encontros, passando a combates mais tácticos”.
Entretanto, na passada semana, o Clube de Karaté da Maia esteve em destaque com sete subidas ao pódio Campeonato Nacional de Clubes para os escalões Juvenis, Cadetes, Juniores e Seniores, que decorreu nos passados dia 8 e 9 de Janeiro, em Lisboa.

O clube maiato participou com cinco equipas e terminou o evento com um título de campeão nacional, dois segundos lugares e quatro terceiros.
Este fim-de-semana o CKM realiza o Estagio Técnico para atletas acima dos 10 anos, bem como a avaliação das competências para os atletas com idades inferiores a 10 anos.

André Cordeiro