“O Amanhã da Criança” assegura permanência na 1ª Divisão Nacional de Xadrez

0
219
Equipa O Amanhã da Criança

 
A equipa maiata de “O Amanhã da Criança” assegurou a permanência na 1ª Divisão nacional do Campeonato Nacional por Equipas após terminar na 6.ª posição entre as 10 equipas participantes na competição, realizada no Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos, em Penafiel, entre 22 e 28 de agosto.
 
Na primeira prova competitiva presencial organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez depois do desconfinamento, a equipa maiata apresentou-se com uma equipa onde predominavam os xadrezistas lusos, e em especial os formados localmente, com destaque para Paulo Monteiro, um jovem sub18, já com um vasto palmarés em termos distritais e nacionais.
 
À partida as expectativas seriam a luta pela manutenção na 1ª Divisão da mais importante competição por equipas promovida no Xadrez nacional e essas foram alcançadas, fruto de 4 triunfos e 1 empate registados no total das 9 rondas, terminando no 6º lugar final.
 
Em termos individuais Paulo Monteiro alcançou um registo de 5 pontos em 9 partidas, sendo vital para o desempenho da equipa, acompanhado dos 4 pontos do jovem Alfonso López González.
 
Numa época desportiva fortemente condicionada pela pandemia da Covid19, “O Amanhã da Criança” conseguiu assegurar a permanência no primeiro escalão do Xadrez nacional, com uma base de xadrezistas maiatos ou com fortes ligações à Maia, justificando a aposta da coletividade em fomentar e promover o desenvolvimento dos jovens talentos xadrezísticos locais.
 
E depois de assegurada a permanência na 1ª Divisão, os jovens xadrezistas maiatos lutam agora pelos títulos de campeões nacionais de jovens, no Campeonato Nacional de Jovens a decorrer em Pombal entre 31 de agosto e 6 de setembro, sendo Paulo Monteiro uma das grandes esperanças na conquista de mais um grande resultado para “O Amanhã da Criança”.
 
De referir que após o sucesso da primeira edição das Ligas de Xadrez On-Line da Maia, foi lançado já a segunda, com início no dia 7 de setembro, encontrando-se as inscrições abertas nos canais da Academia de Xadrez da Maia e da secção de Xadrez do “O Amanhã da Criança”.