Os torneios da Páscoa

0
122

O Folgosa da Maia Futebol Clube organiza, a partir de amanhã, a quarta edição do Folgosa Cup. No torneio de futebol infantil, que vai durar dois dias, orientado para atletas com menos de 13 anos e homologado pela Associação de Futebol do Porto. O Folgosa da Maia convidou para o torneio as equipas mais jovens do Vitória de Guimarães, Desportivo das Aves, Leixões, Paços de Ferreira, Boavista, Rio Ave, Tirsense e Salgueiros. O objectivo é promover o futebol infantil.

As anteriores edições da competição correram, segundo o presidente do Folgosa da Maia, Luís Cândido, "maravilhosamente bem". Acrescenta ainda que o Folgosa recebeu os parabéns das equipas participantes "por ter uma organização igual à das equipas principais do ranking nacional". O responsável pelo clube confessa que o Folgosa "não pode ministrar mundos e fundos", mas que tudo está a ser feito para proporcionar as melhores condições aos atletas participantes. A ambição de Luís Cândido é "melhorar o torneio de ano para ano". Na edição de 2009, a fasquia do torneio não subiu. O presidente do clube aposta na regularidade e deseja que esta edição "corra tão bem como as dos últimos anos".

Por ocasião dos 71 anos do clube, atingidos no dia 29 de Março, o presidente do Folgosa da Maia, Luís Cândido, considera importante apostar nos mais novos, e diz que "o cerne das colectividades consiste na formação". O Folgosa tem, à data, cerca de 200 crianças na prática do futebol. Para que este número cresça cada vez mais, o clube conta com uma "escolinha" de formação para atletas com idades entre os quatro e os oito anos. A escolinha, segundo Luís Cândido, não serve para "formar por formar", mas sim para "preparar homens para a prática do futebol". O presidente vê com bons olhos uma evolução semelhante à do futebolista Paulo Jorge, ex-Benfica e a alinhar pelo Marítimo. No entanto, considera que a rampa de lançamento do Folgosa tem como objectivo primordial "formar pessoas antes de formar futebolistas".

O Futebol Clube da Maia vai realizar, sexta e sábado, realizar o seu 1º Torneio de Páscoa de Iniciados (Futebol), no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho. Além da equipa do FC Maia Cup 2009, o torneio contará com a presença dos seguintes clubes: Folgosa da Maia, União Nogueirense, Gondim-Maia, Clube Desportivo das Aves, Gondomar Sport Clube, Atlético Clube Alfenense e FC Famalicão.