Pedro da Clara 3º na Holanda

0
100

Mais um lugar de pódio para as cores nacionais de boccia. A dupla Pedro da Clara / Fernando Pereira regressou ontem da Holanda com a conquista do terceiro lugar no Riverland Cup 2010. O torneio decorreu no último fim-de-semana, em Zaltbommel, perto de Amesterdão, tendo Portugal defrontado as selecções da Inglaterra, Hungria, Espanha e República Checa.

A selecção das quinas competiu apenas em pares e com mais um dupla – José Costa / Susana Barroso – que terminou o torneio na quinta posição.

Para o maiato, atleta do desporto adaptado do FC Porto, que fez dupla com Fernando Pereira (atleta da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral do Porto) na classe BC4 da prova, a primeira partida terminou com uma vitória categórica por 20 – 0 frente a atletas da Alemanha. Ainda no sábado, Pedro da Clara / Fernando Pereira encontraram pela frente “a dupla teoricamente mais forte” deste torneio, salienta o maiato. Mais uma vez, Portugal levou a melhor, ao triunfar pela diferença mínima de 3-2, num jogo que Pedro da Clara diz ter sido “muito equilibrado” e “entusiasmante”.

A dupla lusa terminou este primeiro dia do Riverland Cup 2010 com a presença nas meias-finais assegurada. E foi nesta fase da prova que provou o sabor da derrota na competição. Perante uma dupla da República Checa, Pedro da Clara / Fernando Pereira foram derrotados por 3-1, conseguindo apenas o terceiro lugar do pódio. Os portugueses já sabiam que não seria tarefa fácil, uma vez que o capitão desse par é o actual campeão da Europa de boccia. E assim foi. Durante esta partida das meias-finais, “a nossa equipa não esteve bem e nunca conseguimos ter o controlo da situação”, lamenta o atleta maiato.

Considerando que “mais uma vez, o resultado foi bom”, Pedro da Clara faz um balanço positivo da participação neste torneio na Holanda, sobretudo porque os atletas portugueses tiveram oportunidade de defrontar “algumas das melhores equipas a nível mundial”. Além disso, acrescenta, “preparamo-nos para o campeonato do Mundo que se avizinha”. Será em Lisboa, entre os dias 30 de Maio e 10 de Junho. Antes disso, já este mês (nos dias 13 e 14), disputa-se no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, o campeonato regional de boccia.

Marta Costa