Pedro da Clara de olho no mundial

0
102

Sátão acolhe, no próximo fim-de-semana, a fase final do Campeonato Nacional de Boccia – Zona Norte (singular e pares). A partir das 9h00 de sábado, os atletas reúnem-se no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Sátão, no distrito de Viseu, de olhos postos no campeonato do Mundo da modalidade. Entre eles, o campeão do Mundo Fernando Ferreira, a jogar em casa, mas também o maiato Pedro da Clara. A prova é organizada pela Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND) em parceria com a Câmara Municipal de Sátão.

Os atletas vão competir em dois grupos distintos, estando marcados para sábado os dois jogos de cada grupo. Os dois melhores de cada grupo ficam apurados para as meias-finais de domingo. No Grupo A está Pedro da Clara (FCP), José Costa (Póvoa) e Nuno Guerreiro (Lisboa). Fernando Ferreira (AP PC Porto), Susana Barros e Alcino Cardoso (ambos de Lisboa) vão competir no Grupo B deste campeonato nacional. Quanto ao atleta maiato do desporto adaptado, estará em prova apenas a nível individual, numa competição em que se qualificam para os nacionais os três primeiros atletas da região Norte e da região Centro / Sul.

Sem qualquer preparação excepcional, para além dos treinos habituais no FCP, Pedro da Clara entra em acção com o mesmo objectivo de toda as provas: “ganhar a competição”. Se assim não for, admite também, “uma ida à final será sempre positiva!”. E o objectivo é ainda mais apetecível tendo em conta que da participação neste Campeonato Nacional de Boccia – Zona Norte sairão os eleitos da seleccionadora Helena Bastos para representar Portugal no mundial da modalidade, que este ano se realiza em Lisboa, entre os dias 30 de Maio e 10 de Junho. Mais do que uma meta, “seria um grande orgulho representar o país mais uma vez, naquela que é a prova onde estão todos os melhores jogadores do Mundo”, confessa Pedro da Clara, que já vestiu as cores nacionais no Campeonato da Europa, em 2009, na Póvoa de Varzim. “É para isso que tenho trabalhado ao longo do ano e estou confiante”, concluiu na antevisão da participação no campeonato nacional do próximo fim-de-semana.

Marta Costa