Plano Estratégico do Desporto aberto a contributos dos maiatos

0
204
foto A Santos
- Publicidade -

A primeira reunião com coletividades e Juntas de Freguesia do concelho da Maia com a Câmara Municipal e técnicos especializados convidados pelo município para desenvolverem o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo da Maia decorreu esta quinta-feira, às 19h00, numa plataforma online.

Participaram cerca de 80 pessoas neste fórum com o objetivo de conhecerem o método que será utilizado para a elaboração deste PEDDMaia, onde todos os agentes relacionados com o Desporto são convidados a dar os seus contributos.

Foi explicado que o PEDDMaia vai recolher os primeiros questionários de coletividades e Juntas de Freguesia até ao final deste mês e que o primeiro esboço do PEDDMaia deverá ser apresentado ao presidente da autarquia, António Silva Tiago, até ao verão.

Para a apresentação foram convidados os consultores que participam no desenho do PEDDMaia: Dimas Pinto, consultor e Professor na Universidade do Porto; Juanma Murua, consultor, investigador e formador especializado em Economia e Desporto (Catalunha); Isilda Dias, vice-presidente da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto.

Estiveram ainda no painel online Juan Couto, Chefe de Divisão de Fomento Desportivo e Juventude Câmara Municipal da Maia; Paulo Queirós, Chefe de Divisão na CMM; Mafalda Roriz, Chefe de Divisão na CMM. O encontro foi presidido pelo presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago.

De acordo com Dimas Pinto, o processo técnico de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo será participativo, assentando nas três vertentes: análise, estratégica e ação.

No presente o Plano está na fase da análise, encontrando-se em aberto questionários que as coletividades e Juntas de Freguesia devem responder, até 31 de março, contribuindo assim para que seja feito o diagnóstico, uma “fotografia” mais real quanto possível do que é a realidade atual em termos desportivos no concelho. Uma realidade que deverá ser analisada quer em termos de existências de espaços físicos para a prática desportiva, quer em termos de iniciativas organizadas na área desportiva, formais ou informais.

Os questionários estão disponíveis em espaços físicos, como polidesportivos, centros escolares, etc., ou online em plataformas digitais.

Para as associações desportivas, o questionário está disponível em https://www.survio.com/survey/d/WBP/associativismomaia

Para as Juntas de Freguesia o questionário pode ser respondido em https://www.survio.com/survey/d/freguesiasmaia

Também estão previstas sessões participativas com a participação de cidadãos e grupos sociais para a recolha de opiniões, necessidades, demandas e propostas.

O desenvolvimento do PEDDMaia pressupõe o envolvimento de toda a comunidade e dos seus agentes, auscultando os seus anseios e necessidades, facilitando a sua participação ativa na tomada de decisões.

O coletivo de associações e autarcas das freguesias são convidados a dar os seus contributos, dado que, considera o município da Maia: «o comprometimento da comunidade permite refletir, debater, analisar e projetar soluções estratégicas ou ações para alcançar o modelo desportivo desejado para a Maia».

- Publicidade -