Época de boccia já começou

0
101

Pedro da Clara já regressou ao trabalho para mais uma época de boccia, no desporto adaptado do FC Porto. Desde o dia 3 de Outubro que está a cumprir dois treinos semanais, mas com hipótese de aumentar as sessões de trabalho para três. Até porque os objectivos para esta temporada são ambiciosos.

Com vários títulos de campeão regional e nacional da modalidade, o atleta maiato concretizou na última época o desejo de ser convocado para representar a selecção de Portugal no Europeu de Boccia. Agora, pensa no campeonato do Mundo.

O regresso aos treinos aconteceu depois de um período de paragem que Pedro da Clara considera ter sido prejudicial. “O facto de estarmos parados e não executar certos movimentos, quando se começa tem que ser muito devagar e aumentar a carga de forma adequada”, salienta o atleta. Mais ainda quando encara o boccia como “muito mais que um desporto”. De qualquer forma, e porque a última prova da época foi o europeu da modalidade, “confesso que… até me fez bem”.

No próximo ano há outra prova internacional. Neste caso, o Campeonato do Mundo de Boccia, a decorrer em Lisboa entre 30 de Maio e 11 de Junho de 2010, numa organização conjunta da Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND) e da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL). Pedro da Clara quer lá estar e está a treinar para isso. Mas também para “vencer um título individual a nível nacional e, ao mesmo tempo, manter a liderança do ranking nacional”, confessa o atleta maiato. Aos desejos acrescenta a subida ao primeiro lugar do ranking a nível colectivo, ou seja, em pares.

Marta Costa