Portugal elimina Dinamarca na Taça Davis

0
146

A selecção nacional de ténis derrotou a Dinamarca na primeira eliminatória do Grupo II da zona euro-africana da Taça Davis.

No Complexo de Ténis da Maia, Portugal venceu este fim-de-semana por 4-1. Em prova estiveram os tenistas lusos Frederico Gil, Rui Machado, Pedro Sousa e Leonardo Tavares. Defrontaram os dinamarqueses Frederik Nielsen e Martin Pedersen.

A competição arrancou na sexta-feira, com Rui Machado a colocar a selecção das quinas em vantagem, ao derrotar Frederik Nielsen pelos parciais de 4-6, 6-4,6-0 e 6-1. Logo a seguir, o melhor tenista português no ranking ATP reforça a vantagem lusa para 2-0. Frente a Martin Pedersen, Fredrico Gil venceu também por 3 sets a zero.

No sábado, segundo dia desta eliminatória da Taça Davis na Maia, Frederico Gil volta a vencer, desta vez, em pares, com Leonardo Tavares. Os dinamarqueses perderam pelos parciais de 6-4, 6-3 e 6-1.

A vencer por 3-, Portugal tinha a eliminatória conquistada. Uma prova de que é superior, diz o capitão Pedro Cordeiro. Também por isso, o seleccionador nacional de ténis resolver dar experiência a Pedro Sousa e Leonardo Tavares:

[audio:DAVIS_PEDRO.mp3]

Pedro Sousa seguiu o percurso dos colegas de equipa e venceu, ontem, Frederik Nielsen pelos parciais de 6-7, 6-1 e 6-1.

Portugal quase fazia o pleno nesta eliminatória da Taça Davis, não fosse o deslize de Leonardo Tavares, derrotado no último jogo pelos parciais de 5-7 e 4-6, perante o dinamarquês Martin Pedersen.

Com esta vitória por 4-1, a selecção portuguesa de ténis vai jogar o apuramento para o Grupo I da Zona Euro-africana da Taça Davis com a selecção do Chipre. No final do jogo de ontem, esta não era uma certeza, mas já Pedro Cordeiro admitia ter os cipriotas como adversários. Dizia o capitão que Portugal tem hipóteses, apesar de poder defrontar um jogador de top mundial:

[audio:CORDEIRO_CHIPRE.mp3]

A eliminatória está marcada para os dias 9 e 10 de Julho. Deverá ter como palco o Centralito do Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa.

Marta Costa