Presidente condecorou atleta do Maia AC – Braima Dabó

0
45

O Presidente da República, condecorou esta quinta-feira, dia 12, um atleta do Maia Atlético Clube. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu e condecorou Braima Dabó “pelo testemunho de humanidade” demonstrado nos Mundiais de atletismo, ao cruzar a meta com Jonathan Busby aos ombros.

O atleta guineense a representar o Maia Atlético Clube chamou a atenção do mundo nos últimos Mundiais de atletismo, quando, ao perceber que um colega estava em dificuldade na prova dos 5.000 metros, voltou atrás e carregou Jonathan Busby até à meta.

O presidente afirmou que Braima Dabó é “duplamente campeão. É campeão porque é muito bom naquilo que faz e é também campeão do espírito desportivo e humano”.

Depois de agraciado pela Federação Internacional das Associações de Atletismo com o prémio fairplay, Braima Dabó foi distinguido por Marcelo Rebelo de Sousa, que explicou que a medalha de mérito “não é frequente ser entregue a cidadãos não portugueses, mas aqui é um cidadão do mundo, que está a estudar em Portugal e a fazer a ponte entre a sua Pátria e Portugal.”

O jovem atleta treina com José Regalo do Maia AC e encara o desporto como uma prática que traz união entre as pessoas, tal como afirmou em recente entrevista ao Maia Primeira Mão, a propósito dos prémios Fairplay da Federação Internacional da modalidade.