Primeiro Masters de Pesca Submarina é na Maia

0
190

A Juvemaia está a organizar o primeiro Masters de Pesca Submarina, que irá decorrer nos próximos dias 18 e 19 de Setembro, na Maia. Este evento, que será uma prova luso-galega, é o primeiro a nível internacional da responsabilidade da Juvemaia e também o primeiro do género no nosso país, e terá uma competição de pesca submarina no dia 19. Nesta prova irão competir 30 pescadores submarinos, a Selecção Nacional de 12 atletas portugueses, o top 12 do campeonato galego, e seis elementos da equipa da Juvemaia: Hélder Silveira, Jorge Torres, José Teixeira, Márcio Santos, Paulo Moreira e Rui Torres (na imagem).

O vice-presidente e director das actividades sub-aquáticas do clube maiato, José António Moreira, explicou os moldes da prova: “A prova terá a saída na marina da Póvoa de Varzim, às 09h30 da manhã. Decorrerá entre esta marina e Leixões, ao longo desta costa, nas praias de Mindelo, Angeiras, Lavra e Matosinhos., com a duração de cinco horas. No final, por voltadas 16h30, os participantes deslocam-se para a Maia, irão desfilar em frente à Câmara Municipal, na Praça do Município, onde vai ocorrer a pesagem do peixe e uma exibição do Juvemaia na secção de basquetebol. Em seguida, os melhores exemplares de peixe serão sorteados pelo público, enquanto os restantes serão doados às instituições de caridade do concelho da Maia. À noite, às 21h00, haverá um jantar com todos os participantes, onde será a entrega de prémios, discursos, agradecimentos e o encerramento do evento”.

José António Moreira considera também que este evento foi o concretizar de algo que há muito era pretendido: “Portugal é um país com um tradição muito forte ligada ao mar. Este Masters Juvemaia realiza-se depois de fortes pressões, tanto da Federação Portuguesa como da Federação Galega, porque nós aqui reunimos todas as condições para fazer uma excelente prova, estamos muito perto da Galiza e do centro de Portugal. E este evento é o arranque para futuras provas e fóruns de discussão sobre a modalidade e também o estreitar de laços entre Portugal e Galiza. Este convite por parte das duas federações já tem quatro anos, mas até agora não houve disponibilidade nem financeira nem humana para o realizar. Aqui também foi importante o apoio da Câmara Municipal da Maia, sem a qual era praticamente impossível a realização do evento, pois os patrocínios que arranjamos não eram suficientes”.

No dia 18, às 21h00, no Fórum da Maia, tem lugar um debate cujo tema é a Pesca Submarina actual, e que terá como participantes vários especialistas mundiais da modalidade, a Juvemaia, a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), a Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia (APPSA), e a Federação Galega de Actividades Subaquáticas (FEGAS), clubes, representantes de marcas de equipamento de pesca submarina, Escola de Mergulho do Norte e todos os pescadores submarinos que queiram intervir. As inscrições para este evento já estão fechadas.

Já este fim-de-semana, nos dias 12 e 13 de Setembro, a Juvemaia vai participar, com quatro atletas, nas meias-finais do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Pesca Submarina que irá decorrer na costa alentejana, mais concretamente em Sines. José António Moreira diz que o objectivo “é terminar nos três primeiros lugares. Aliás, à semelhança do que temos feito na maior parte da provas em que temos participado”, finalizou.