Qualificação à vista para o Santana

0
172

O Santana está a um pequeno passo de se qualificar para a fase final da 3ª Divisão de andebol. Os comandados de Francisco Monteiro venceram um adversário directo e estão apenas a um empate da fase decisiva.

Já o Águas Santas não está em tão bom momento. A equipa aquissantense ainda não venceu em 2010, o que significa que o novo técnico Jorge Borges ainda não obteve nenhum triunfo. No entanto, na passada quarta-feira a tarefa também não era nada fácil. Apesar de jogar em casa, o Águas Santas defrontou o Benfica, uma das formações candidatas ao título, e saiu derrotado sem surpresas por 25-34.

Os maiatos estão agora no decimo lugar com 26 pontos, menos dois que o nono S. Bernardo e mais nove que o décimo primeiro Marítimo. Na frente está provisoriamente o Beleneses, com 42 pontos, uma vez que tem mais duas partidas efectuadas que o FC Porto, e mais uma que ABC e Benfica, que têm todos 40 pontos.

Os comandados de Jorge Borges têm uma oportunidade de ouro para voltar aos triunfos já amanhã, às 18h00, quando visitarem o pavilhão do último classificado Fafe, que em dezasseis jogos tem dezasseis derrotas.

O Santana por sua vez está a fazer uma época. No passado fim-de-semana, os comandados de Francisco Monteiro tinham um teste de extrema dificuldade pois visitavam a casa de um adversário directo na luta pelo apuramento. Os maiatos acabaram por se superiorizar de forma inequívoca ao Callidas Clube e vencer por 25-36.

Quando faltam apenas duas jornadas para o fim desta fase, o Santana segue na liderança isolada com 55 pontos, mais três que o segundo Callidas Clube, e mais quatro que o terceiro Afifense. Por isso, e como só passam dois à próxima fase, os maiatos precisam apenas de um empate para se qualificarem.

Na vigésima primeira, e penúltima, jornada da 3ª Divisão – Zona Norte o Santana regressa ao Municipal de Gueifães para receber o Gondomar Cultural. A partida terá lugar amanhã, às 18h00, e pode marcar a obtenção do apuramento para a fase final.

André Cordeiro