Red Bull Air Race aquece na Maia

0
261

Faltam apenas quatro dias para a etapa Porto / Gaia da Red Bull Air Race, pelo terceiro ano consecutivo. Mas já se vêem e ouvem os aviões na Maia. Estacionaram no Aeródromo de Vilar de Luz, em Folgosa, e já foram alguns os que ali se deslocaram para ver os aviões e os pilotos responsáveis pelas acrobacias no ar.

A recebê-los esteve o presidente da Câmara da Maia. Bragança Fernandes reconheceu que é um cartão de visita para o concelho e que o espaço agrada aos pilotos que por lá passam. O autarca confessou ainda o desejo de promover um espectáculo destas aeronaves no próximo ano, para que a população possa assistir ainda antes da corrida oficial nas margens do Rio Douro.

[audio:RED BULL BF.mp3]

Entre os pilotos em prova no campeonato de 2009 está Peter Besenyei, considerado o padrinho da corrida. Ao lado do presidente da Câmara da Maia, confessou-se satisfeito pela localização desta etapa e, inclusive, pela simpatia das gentes do Norte do país que adere em massa à iniciativa.

Os aviões que hoje estão estacionados no Aeródromo de Vilar de Luz, em Folgosa da Maia, seguem amanhã para o aeroporto oficial da corrida, instalado no Parque da Cidade, no Porto.

A prova é já este fim-de-semana. Falamos da etapa Porto / Gaia da Red Bull Air Race, a penúltima do campeonato. Sobre o Rio Douro, as aeronaves vão fazer uma espécie de “slalom” a uma velocidade máxima de 400 quilómetros / hora, entre pilares insufláveis colocados entre o viaduto de Massarelos e a Ponte Luís I.

A corrida dos dias 12 e 13 de Setembro vai trazer emoções, até pela classificação. A esta etapa os dois primeiros classificados chegam separados por apenas um ponto. No primeiro lugar segue o britânico Paul Bonhomme, com 42 pontos, enquanto Hannes Arch, segundo classificado, soma 41.

Sábado é dia de qualificações, com sessões marcadas para as 14h30 e 15h30. A corrida daquela que é considerada a Fórmula 1 dos ares começa às 14h00 de domingo.

Marta Costa