Santa Joana: Duas derrotas na despedida da época

0
147

O Santa Joana não encerrou da melhor forma a participação na Fase Final da 1ª Divisão de Seniores Femininos em andebol. Na Taça de Portugal as maiatas também não foram felizes e saíram após um jogo muito equilibrado.

Depois de eliminar o CA Leça, por 24-36, nos oitavos-de-final da Taça, uma ronda na qual o Maiastars saiu derrotado na visita ao Colégio de Gaia por 35-27, a meninas do Santa Joana foram até à Escola Preparatória de Canelas, em Vila Nova de Gaia, para defrontar o Santa Isabel.

Afastadas da disputa da Fase Final do Campeonato, as gaienses queriam “salvar” a época na Taça e mostraram-se determinadas desde o início, mas encontraram uma formação maiatas decidida a não dar facilidades.
O jogo foi sempre pautado pelo equilíbrio e no final foi o Santa Isabel e fazer a festa depois de vencer pela margem mínima de 25-24.

Nos outros encontros dos quartos-de-final, o Colégio João de Barros recebeu e bateu o Salgueiros, por 41-19, o CS Madeira venceu a Juve Mar, por 34-24, e, numa final antecipada, o Madeira SAD foi vencer a Vila Nova de Gaia o Colégio local por esclarecedores 20-34, assumindo-se como as principais candidatas a levar o troféu. As meias-finais e final da Taça de Portugal realizam-se a 26 e 27 de Junho.
Após a eliminação da Taça, o Santa Joana regressava à Fase Final do campeonato para a última jornada. As maiatas tinham uma complicada visita ao pavilhão da Juventude Lis, na qual tentavam segurar o quinto lugar da classificação.

Mais uma vez as comandadas de Daniela Monteiro equilibraram sempre a partida, mas no final foram as leirienses a fazer a festa ao vencer, por 28-27.
Na classificação final, as meninas do Gil Eanes sagraram-se campeãs nacionais com 41 pontos, mais dois que as anteriores detentoras do título Madeira SAD. Na terceira posição ficou o Colégio João de Barros, seguido do Colégio de Gaia.

Com a derrota em Leiria, o Santa Joana caiu para o sexto lugar, com 22 pontos, perdendo o quinto lugar precisamente para a Juventude Lis. Alavarium e Juve Mar encerraram a classificação da Fase Final da 1ª Divisão de Seniores Femininos 2009/2010.

André Cordeiro