Santana chega à liderança

0
130

O último fim-de-semana das equipas maiatas a competir nos escalões seniores da Federação Portuguesa de Andebol foi, no global, positiva. O Santana chegou à liderança, a Académica da Maia/ISMAI ganhou pela primeira vez esta época e o Águas Santas voltou às vitórias após uma série de quatro jogos e um mês e meio sem ganhar. Apenas o Maiastars perdeu, algo inédito em 2009/2010.

O grande destaque do fim-de-semana andebolístico vai para o Santana que à sétima jornada da 3ª Divisão, Zona Norte ascendeu à liderança da prova. Os maiatos receberam ACD Montel, no Pavilhão Municipal de Gueifães e venceram por 28-21, beneficiando da derrota do Callidas, em casa do FC Gaia, por 32-31, para chegar ao primeiro lugar isolado, com 20 pontos.

Na oitava jornada, que tem lugar apenas a 7 de Novembro, o Santana desloca-se ao Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira para defrontar o sexto classificado, CA Leça, às 21h30.

Na 1ª Divisão, o Águas Santas, após uma série de quatro derrotas, recebeu o AC Fafe e quebrou a onda negativa ao vencer por 26-23. Os comandados de Paulo Queirós, apesar da vitória, desceram um posição na classificação, para décimo, com 10 pontos, os mesmos do São Bernardo. Na frente segue um grupo de quatro equipas com 15 pontos, composto por Madeira SAD, ABC, Xico Andebol e Sporting da Horta.

Na sétima jornada o Águas Santas desloca-se até à ilha da Madeira para defrontar o Marítimo, num encontro que terá lugar no dia 7 de Novembro, às 17h00.

Na Zona Norte da 2ª Divisão, a Académica da Maia/ISMAI estreou-se nas vitórias esta temporada apenas à sétima jornada. Os maiatos receberam o Académico FC no Pavilhão Municipal da Maia e venceram por 31-29.

Na classificação geral, a Académica da Maia/ISMAI manteve a nona posição, agora com nove pontos, mas ainda longe do trio da liderança composto por Modicus, AD Maria Balaio e Ginásio de Santo Tirso, e que já contabiliza 19 pontos.

Os maiatos voltam a jogar amanhã frente ao último classificado CD Feirense, numa partida em atraso da primeira jornada que terá lugar no Pavilhão Municipal da Maia, às 16h00.

Na 1ª Divisão Feminina, Zona Norte, o Maiastars perdeu a invencibilidade esta época. As comandadas de José Carlos Ribas receberam, no Pavilhão Municipal da Maia, o Alavarium e perderam por 29-37. Com esta derrota, as maiatas estão na quarta posição, com 15 pontos, menos um que o trio que divide a liderança, e que é composto por ADC Santa Isabel, ND Santa Joana e CS Juventude Mar.

Na sétima jornada, o Maiastars vai até Ao Pavilhão da Escola Preparatória de Canelas, em Vila Nova de Gaia para defrontar um dos líderes, o Santa Isabel, numa partida que terá lugar às 20h00 de amanhã.

André Cordeiro