Santana perde em casa, Académica só sabe vencer e Maiastars vence duelo maiato

0
136

A Académica da Maia-ISMAI continua a “cavalgada” vitoriosa na Zona Norte da 2ª Divisão de andebol. Já lá vai mais de uma ano e 32 sem conhecer o sabor da derrota. O Santana perdeu pela primeira vez em casa.
Após duas vitórias frente a Santana e Alavarium para a Taça de Portugal, a Académica da Maia-ISMAI regressou ao campeonato para disputar a 7ª jornada e a toada manteve-se a mesma.
Na visita ao pavilhão do Avanca, os comandados de Paulo Sá e Mário Santos tinham o desafio de manter a invencibilidade esta temporada. Sem dar hipóteses ao adversário, os maiatos fizeram uma partida bem conseguida e venceram por 28-34.

Na mesma ronda, o Santana não foi tão feliz. Após a derrota na Taça, os comandados de Francisco Monteiro tinham o desafio de regressar aos triunfos e até jogavam em casa. No entanto, o Callidas Clube revelou-se uma oponente demasiado forte para os homens de Gueifães, que acabaram por perder por23-25, somando o primeiro desaire caseiro no campeonato esta época.

Na classificação, a Académica da Maia-ISMAI continua a liderar isolada com 21 pontos e ainda sem perder pontos, seguida do Fafe com 18. O Santana mantém 5º posto com os mesmos 15 pontos do 4º Avanca.
A 8ª ronda desta Zona Norte da 2ª Divisão está agendada para amanhã. A partir das 17h30, a Académica recebe o Módicus no Municipal da Maia, enquanto os comandados de Francisco Monteiro jogam às 18h30 no pavilhão do Alavarium.

Feminino

Num fim-de-semana em que defrontavam as duas formações maiatas a militar na 1ª Divisão de Seniores Femininos de andebol, foi o Maiastars a levar e melhor sobre o Santa Joana e a confirmar o bom momento de forma que atravessa.
A jogar em casa, no Municipal da Maia, o Maiastars apresentava-se sem perder há cinco jornadas consecutivas, enquanto o Santa Joana queria dar seguimento ao regresso aos triunfos ocorrido na passada jornada.

Numa primeira parte em que o equilíbrio foi sempre notório, o Maiastars conseguiu chegar ao intervalo a ganhar por 16-13. No início da 2ª parte, as comandadas de José Carlos Ribas cavaram uma vantagem de sete golos que, apesar da recuperação do Santa Joana, já não deixou escapar a vitória do Maiastars por 29-28.
No Maiastars, os destaques individuais vão para Inês Santos e Ana Isabel Pereira. No lado das comandadas de Daniela Monteiro, a internacional Mariana Regadas esteve em bom nível.
Com o resultado deste derby, o Maiastars sobe ao 5º lugar da classificação, com 25 pontos. O Santa Joana mantém o 8º posto com 22 pontos e já a seis do quarto lugar que dá acesso à Fase Final. Na liderança continua o invicto Colégio de Gaia com 32 pontos.

Na 13ª jornada, a última da 1ª volta, o Maiastars vai até Aveiro para defrontar o São Bernardo, numa partida agendada para as 21h00 de amanhã. O Santa Joana regressa ao Municipal de S. Pedro Fins para receber o Alavarium. O jogo tem início marcado para as 18h00 de amanhã.
Em juniores, para o campeonato nacional, o Maiastars continua líder invicto de pois de ter visitado o Santa Isabel, de Canelas, e vencido por 19-32 na última jornada da 1ª volta. Em iniciadas, também se cumpriu a última jornada da 1ª volta do campeonato nacional e o Maiastars mantém a liderança só com vitórias, após o triunfo contra o S. Félix da Marinha por 30-18.

André Cordeiro