Taça Coca-Cola com “maior participação de sempre”

0
223

EB 2,3 de Vila Caiz e Nike Pro Team foram as equipas vencedoras da etapa do distrito do Porto da Taça Coca-Cola, respectivamente, nos escalões feminino e masculino. Apuraram-se no último fim-de-semana, na oitava etapa do torneio, que voltou a ter como palco o concelho da Maia.

No Estádio Municipal Prof. Dr. José Vieira de Carvalho e no sintético adjacente competiram as 106 equipas inscritas, num total de 1800 atletas, com idades entre os 13 e os 15 anos. Aliás, em termos de números, ultrapassou as expectativas da organização, tendo sido “a etapa regional do Porto com a maior participação de sempre”. No ano em que teve como padrinho o avançado Yannick Djaló e mantendo o lema “Mostra o teu futebol”.

Desde 2006 que o número de participantes na etapa do Porto da Taça Coca-Cola tem vindo a aumentar. De 850 atletas em 2006, passou para 1428 (2007), 1700 (2008) e, este ano, 1800. O coordenador desportivo da Taça Coca-Cola, Ricardo Daniel, acredita que, neste caso, se deve ao facto de, no Porto, as pessoas estarem “muito sensibilizadas” para o futebol. Inclusive ao ponto de algumas equipas “se prepararem o ano inteiro para vir aqui”, acrescentando tratar-se de “um caso ímpar”. Ao mesmo tempo, salienta, “a Taça Coca-Cola tem vindo a aumentar a notabilidade e é cada vez mais aceite pelos jovens desta idade”.

A par da vertente competitiva, e desde há dois anos, a organização disponibiliza o “Parque Vida Activa”, com actividades desportivas, de lazer, avaliação da condição física, dicas sobre nutrição e ainda ateliers e actividades lúdicas.

A Taça Coca-Cola, organizada desde 2002 pela Coca-Cola Portugal, é já considerada o maior torneio de futebol juvenil não federado do país. Este ano, antes da Maia, já tinha passado por Ribeira Brava (Madeira), Évora, Coimbra, Aveiro, Viseu, Santarém e Ribeira Grande (Açores). Segue-se a passagem por Setúbal, na sexta-feira, dia 1 de Maio, a disputar no Complexo Desportivo do Vitória Futebol Clube, na Várzea. O torneio prolonga-se até Junho, com a fase final a disputar-se nos dias 6 e 7.

A prova conta com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, Instituto da Droga e da Toxicodependência e do Instituto Português da Juventude.´

Marta Costa

Resultados da Taça Coca-Cola na Maia

Melhores Marcadores

Andreia Pereira (EB 2,3 de Vila Caiz)

Helena Cunha (EB 2,3 de Vila Caiz)

Nelson Fonte (Centro de Línguas Shakespeare)

Melhores Guarda-redes

Elizabete Vieira (EB 2,3 de Vila Caiz)

Hélder Oliveira (EB 2,3 de Grijó)

Nuno Moreira (Nike Pro Team)

Equipas que marcaram mais golos

EB 2,3 de Vila Caiz

Black Devil

Equipas que sofreram menos golos

EB 2,3 de Vila Caiz

Nike Pro Team

EB 2,3 do Grijó