Taça de Portugal de andebol decide-se na Maia

0
317

O andebol de qualidade chega em peso ao concelho da Maia. A câmara municipal local e a Federação de Andebol de Portugal assinaram um protocolo que vai trazer vários jogos de nomeada ao concelho. Incluindo a fase decisiva da Taça de Portugal.

andebol_baliza

O sorteio da Taça de Portugal, que aconteceu na mesma cerimónia, ditou, para 12 de Abril, uma meia final entre Benfica e Sporting, no Pavilhão do Águas Santas. Durante esse fim de semana, todos os jogos da final four masculina e feminina, serão disputados nesse mesmo local. A sorte ditou que Xico Andebol e ABC meçam forças na outra meia final masculina. Já no que às meias finais femininas diz respeito, o JAC Alcanena enfrenta o Madeira Sad, e o Colégio João Barros disputa a vaga na final com o Alavarium.

Hernâni Ribeiro, vereador do desporto da Câmara Municipal da Maia, ficou bastante satisfeito com estes eventos: “Os mais jovens poderão ver os seus idolos jogarem ao vivo. Essa situação vai ajudar a  fomentar o gosto pela modalidade”. Lamenta apenas que nenhuma equipa maiata esteja presente nas final four. “Seria sem duvida a cereja no topo do bolo. Mas a Maia tem tradição no andebol, e por isso esperamos uma grande festa, onde todos sejam bem recebidos”.

Mas o andebol de topo não fica por aqui. Águas Santas vai receber, a 26 de Março, o jogo entre as seleções femininas de Portugal e da Polónia, a contar para a qualificação para o europeu da categoria.

Para este duro e importante embate, diante de uma das melhores seleções da atualidade e quarta classificada no ultimo mundial, o selecionador nacional João Florêncio chamou Diana Oliveira e Ana Silva, jovens que alinham no Maiastars. Mesmo reconhecendo as dificuldades, o técnico está confiante: “Portugal tem conseguido resultados muito interessantes. Temos uma seleção jovem, que está a ser alvo de uma renovação natural. Mas o apoio crescente que temos sentido nos ultimos tempos motiva e ajuda-nos muito, principalmente nos jogos em Portugal”.

Formação

Na vertente da formação, a Maia receberá o encontro nacional de minis, disputado por 80 equipas masculinas e femininas, que decorrerá entre 3 e 6 de Julho. Esta será o primeiro encontro da categoria que junta miúdos de ambos os géneros, algo que muito orgulha Ulisses Pereira, presidente da Federação de Andebol de Portugal. Ulisses Pereira agradece “ao município maiato por todo o apoio prestado ao andebol nacional, e ao desporto em geral”. Quanto ao jogo diante da Polónia, afirma que “a seleção tem capacidades para se bater e discutir o resultado com qualquer adversário, sem olhar ao seu nome nem ao seu palmarés. Esperamos também que este jogo mais uma grande promoção para o andebol feminino”.