Terceira edição do Campeonato de Skate é domingo

0
230

O Skate Park da Maia acolhe, no domingo, o Campeonato de Skate do Concelho. A iniciativa, que já vai na sua terceira edição, é organizada pelo departamento de Fomento Desportivo da Câmara Municipal, numa parceria com o Radical Skate Clube. A prova é organizada a pensar nos skaters da Maia, no entanto, todos os atletas nacionais são convidados a participar.

De acordo com José Alberto Azevedo, do departamento de Fomento Desportivo da Câmara Municipal da Maia, responsável pela organização, qualquer pessoa com pouca experiência pode participar no campeonato, uma que vez será disputada em duas categorias – Iniciados, “para os mais novos praticantes da modalidade” e Open, “para atletas mais experientes”.

Apesar de as inscrições serem feitas no dia, a organização acredita no sucesso da iniciativa. Isto a avaliar com os números de participantes nas edições anteriores, em que participaram entre 60 e 70 skaters. “Prevemos mais ou menos o mesmo número este fim-de-semana”, refere José Alberto Azevedo. Na sua maioria, acrescenta, são atletas que vêm de fora da Maia.

Segundo José Alberto Azevedo, o Skate é uma modalidade desportiva urbana que tem vindo a crescer “de forma sustentada”, em Portugal e à semelhança do que acontece por todo o Mundo ganha cada vez mais praticantes e adeptos. Não sendo a Maia uma excepção, actualmente conta já com uma forte comunidade skater, que costumava reunir-se na praça junto ao Fórum da Maia, a praticar a modalidade, “com meios rudimentares devido à dificuldade que esta comunidade tinha em encontrar locais próprios para a prática da modalidade”.

Esse foi um dos ingredientes que levou à criação de um parque em 2008. Desde então, a comunidade skater tem “todas as condições” para a prática da modalidade”. “Dada a aproximação com a linha do metro, a câmara achou que aquele local reunia as condições para a edificação de um skate park e, sem dúvida, que está a ser um sucesso”, garante o responsável.

O campeonato arranca com as inscrições e os treinos livres, entre as 11h30 e as 13h00. Meia hora depois começam os treinos organizados. O início da competição está marcado para as 14h00 com as provas eliminatórias. As finais começam a partir das 16h30. Para as 18h00 está prevista a entrega de prémios.

Isabel Fernandes Moreira