Terminar em grande

0
182

O Santana, que já estava qualificado para a fase final à partida para a última jornada, terminou a fase regular do campeonato com uma vitória categórica sobre outro dos candidatos à qualificação. O Águas Santas voltou a perder e a Académica da Maia-ISMAI regressou à competição e já não perde há cinco meses.

Na 3ª Zona Norte, o Santana terminou em grande a Fase Regular. Com a qualificação mais do que garantida, os comandados de Francisco Monteiro foram até ao Municipal David Freitas defrontar o terceiro classificado, e ainda com hipóteses de se qualificar, Afifense.

Os homens de Gueifães não desiludiram e bateram os da casa por 29-31, acabando de vez com as esperanças do Afifense em chegar à Fase Final e vingando a derrota caseira da primeira volta.

Assim, ao Santana, que terminou em primeiro lugar com 61 pontos, junta-se o Callidas Clube, também através da Zona Norte, Albicastrense, Académico de Viseu, pela Zona Centro, Vitória FC e Paço Arcos, pela a Zona Sul. Estes seis clubes irão disputar a Fase Final a partir de 27 de Março.

Ao Águas Santas é que a época não está a correr tão bem. Após duas vitórias consecutivas na 1ª Divisão, os maiatos voltaram a perder. Na deslocação ao terreno do S. Bernardo, os comandados de Jorge Borges foram derrotados pelos adversários directos por 32-31.

Quando faltam apenas três jornadas para o final desta fase, o Águas Santas desceu ao décimo lugar, com 33 pontos. Na frente está o campeão FC Porto com 49 pontos, mais três que o segundo Belenenses.

Na vigésima jornada, os aquissantenses regressa a casa para defrontar o surpreendente Belenenses, numa partida que terá lugar às 18h00 de amanhã.

A Académica da Maia-ISMAI voltou à competição no passado fim-de-semana. Depois de falhada a qualificação para a Fase Final da 2ª Divisão, os maiatos iniciaram da melhor forma a participação na Fase de Apuramento – Zona Norte ao receberem e vencerem o Avanca por 30-26.

Os comandados de Paulo Sá e Mário Santos estão na segunda posição desta fase, com 25 pontos, menos um que o líder Académico.

Amanhã, às 21h00, a Académica da Maia-ISMAI vai até ao Pavilhão do S. Paio Oleiros.

André Cordeiro