Todos os maiatos na luta

0
119

As equipas maiatas de andebol que competem nos Campeonatos Nacionais reforçaram as candidaturas aos lugares cimeiros das respectivas divisões. Tanto masculino como femininos lucraram com a jornada do passado fim-de-semana.

A 1ª Fase da 2ª Divisão – Zona Norte de Seniores Masculinos aproxima-se do fim a passos largos e a Académica da Maia-ISMAI já garantiu pelo menos o quarto lugar. Na décima sexta jornada, a antepenúltima desta fase, os maiatos visitaram o Pavilhão do Lima para defrontar o Académico e não conseguiram alcançar mais do que um empate a 24 golos. Este resultado, não muito positivo para as aspirações da Académica da Maia-ISMAI, põe fim a um ciclo de onze vitórias consecutivas.

Na classificação, os maiatos, que têm mais uma partida realizada, integram o trio que lidera a prova com 41 pontos e do qual também fazem parte Módicus e Académica de S. Mamede. Logo de seguida, com 40 pontos, aparece o AD Maria Balaio (antigo ISAVE).

Este fim-de-semana os comandados de Paulo Sá e Mário Santos não jogam, uma vez que já realizaram a partida frente ao Avanca referente a esta décima sétima e penúltima jornada da fase regular. Sendo assim, o destaque vai para o jogo em que se discute a liderança entre Académica de S. Mamede e Módicus.

Na 1ª Divisão de Seniores Femininos, ambas as equipas maiatas venceram, uma com mais dificuldade que a outra. A partida com maior grau de exigência foi a do Santa Joana que defrontou o Alavarium, outro dos candidatos aos lugares cimeiros da classificação. O jogo foi pautada sempre pelo equilíbrio, mas no fim foram as maiatas que fizeram a festa ao vencer por 27-26. O Maiastars teve uma recepção mais calma ao último classificado CD Palmilheira. As comandadas de José Carlos Ribas não tiveram grandes dificuldades para derrotar as ermesindenses por 34-12. Na classificação, o Colégio de Gaia continua a liderar com 44 pontos, mais três que o Maiastars e mais quatro que o Santa Joana.

Amanhã ambas as equipas maiatas têm deslocações de elevado grau de dificuldade, pois defrontam formações com ambições idênticas. Às 18h30, o Maiastars vai até ao pavilhão do Alavarium. Às 19h00, é a vez das comandadas de Daniela Monteiro visitarem o Pavilhão da Escola Preparatória de Canelas-Gaia para defrontar o Santa Isabel.

O Santana também continua na luta pelos lugares do topo da 3ª Divisão Zona Norte. Desta feita, os comandados de Francisco Monteiro foram até ao Pavilhão Eduardo Soares vencer o FC Infesta por 26-35. Os maiatos beneficiaram ainda do empate a 26 entre o Callidas e o Afifense.

N classificação, o Santana ocupa a segunda posição com 43 pontos, menos dois que o líder Callidas e mais dois que o terceiro Afifense.

Este sábado, às 19h00, os maiatos regressam ao Municipal de Gueifães para jogar frente ao Estarreja na décima sétima jornada do campeonato.

André Cordeiro