Torneio 25 de Abril encheu Águas Santas

0
143

O Pavilhão Municipal do Corim, em Águas Santas, encheu, mais uma vez, no passado fim-de-semana, com o X Torneio 25 de Abril. Trata-se de uma organização do Clube de Karaté da Maia, que tem vindo, ano após ano, a reforçar o seu estatuto de “maior evento nacional” da modalidade e um dos maiores em termos europeus. Este ano, o evento reuniu 1153 atletas com idades a partir dos 5 anos. Contou com a realização simultânea do terceiro Torneio de Selecções, organizado pela Federação Nacional de Karaté – Portugal.

O Torneio de Selecções foi composto por provas de kumite (combate) e kata (formas), e disputado pelas seis selecções regionais. A final aconteceu entre a Selecção Norte e a Selecção Centro-Norte. Num embate de titãs, todos os confrontos foram disputadíssimos, sendo que a Selecção Norte levou vantagem, alcançando assim o título.

O evento contou ainda com a realização, pela primeira vez em Portugal, de uma prova de Kata Livre, onde os atletas realizaram uma sequência de formas da sua autoria, no qual tinham de obrigatoriamente incluir alguns elementos de ginástica. O objectivo prova era introduzir os elementos de ginástica como catalisadores da velocidade, equilíbrio, energia bio-mecânica e força dos atletas, com o intuito de melhorar a performance das katas tradicionais. Tal foi alcançado, já que se assistiram a excelentes prestações.

Nas provas relativas ao X Torneio 25 de Abril, destaque para a elevada participação de atletas, que encheram o pavilhão municipal de Águas Santas e abrilhantaram a prova. “De referir ainda os milhares de pessoas que passaram pelas bancadas, criando um ambiente magnífico na assistência, e deveras motivador para todos quantos estavam em prova”, afirmou ainda a clube organizador.

Destaque, no sábado, para as finais entre Nuno Moreira e Jorge Sousa, pelo título de +18 anos +70Kg, Jorge Machado e Vitor Silva, pelos +18 -70kg, Valle Leon e Joana Almeida, pelos +18 Feminino +61Kg, Olívia Carvalho e Patrícia Cardoso pela final de Kata Feminino, e as finais de Open entre Nuno Moreira e Jorge Machado, bem como Liliana Félix e Valle Leon.

Nuno Moreira saiu vencedor do encontro que o opôs ao colega de equipa, Jorge Sousa. Um combate “extremamente táctico mas emotivo já que os atletas se conhecem e treinam juntos há quase 20 anos”, referiu o clube. Já Jorge Machado levou a melhor sobre Vitor Silva, mostrando que a sua maior experiência foi quem ditou a diferença neste encontro para o qual “estavam os dois extremamente motivados e combativos”.

No sector feminino, Valle Leon defrontou e ganhou Joana Almeida fazendo juz à sua elevada envergadura e rapidez, num combate que podia ter sido decidido a favor da atleta portuguesa com um pouco mais de sorte. Olívia Carvalho acabou por realizar uma das surpresas da noite ao conseguir uma vitória por 4-1 contra Patrícia Carvalho, atleta que alcançou o 3º lugar no Campeonato da Europa de Juniores em 2009. Olívia apresentou um Kata forte, explosivo e bastante seguro, reunindo a preferência dos juízes e do público.

A final de Open Masculino foi uma final que já não se via há algum tempo. Colocou frente a frente Nuno Moreira e Jorge Machado, dois dos atletas nacionais mais internacionais. Ambos se empenharam no combate, tendo mantido a emoção até ao último segundo do encontro. A vitória acabou por sorrir a Nuno Moreira.

Na final de Open Feminino, a madeirense Liliana Félix, bem mais baixa do que a sua oponente, Valle Leon, conseguiu trabalhar bem a distância e levar vantagem usando a velocidade.

Em termos organizativos, o clube não deixou de realçar o “elevado apoio” dos pais dos atletas do CKM, “que aderiram em massa à participação nesta grande festa do Karaté”. O presidente do Clube de Karaté da Maia agradeceu ainda a presença de algumas individualidades, nomeadamente da sub-directora do IDP Norte, Paula Sequeira, do presidente da Federação Nacional de Karaté, João Salgado, do presidente da Federação Europeia de Karaté Goju-Ryu, Humberto Oliveira, do vereador do Desporto da autarquia, Hernâni Ribeiro, e do Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Carlos Vieira.

No final de mais um torneio, o presidente do CKM, António Moreira, mostra-se “satisfeito” pela forma como o evento decorreu e com a participação que teve, e com a adesão que teve da parte das famílias de todos os atletas presentes. “A festa do karaté que pretendemos que seja este Torneio 25 de Abril, foi hoje também a festa da família do karaté, demonstrando claramente que este é um desporto que une as famílias em torno dos jovens”, apontou.