Voleibol: Aí está a fase final

0
300

Chegou a hora das grandes decisões nas divisões cimeiras do voleibol português. Em ambas as Divisões A1, tanto de masculinos como femininos, há uma equipa maiata a lutar pelo título. No entanto, o passado fim-de-semana só correu bem ao Castelo, uma vez que as meninas de Gueifães não tiveram argumentos para bater o CA Trofa. Na Divisão A2, o Gueifães luta ainda primeiro lugar.

O Castelo da Maia iniciou o play-off frente ao Fonte Bastardo com uma vitória incontestável em casa. O primeiro set ainda foi bastante equilibrado com a vitória a sorrir aos castelenses por 31-29. A partir daqui os comandados de Alexandre Afonso dominaram e venceram os sets seguintes por 25-19 e 25-23, estabelecendo o resultado em 3-0.

Os maiatos vão assim em vantagem para o segundo jogo do play-off que se realiza este sábado às 18h00, no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na ilha açorina da Terceira. Se o Castelo da Maia vencer qualifica-se para os quartos-de-final da prova. Se perder, haverá um terceiro jogo no dia 6 de Março, às 17h00, no Pavilhão do Castelo da Maia Ginásio Clube.

As meninas do Gueifães é que não entraram tão bem na 2ª fase da Divisão A1 de Seniores Femininos. As maiatas iniciaram esta nova fase com uma recepção ao candidato Clube Académico da Trofa (CAT). O jogo não correu de feição para as da casa, que perderam por 0-3, com parciais de 16-25, 22-25 e 10-25.

As comandadas de João Vieira ocupam agora o quarto lugar com os mesmos 17 pontos do Clube K, que é terceiro. Na frente está o CAT, com 20 pontos, mais um que o Ribeirense. Relembre-se que só os dois primeiros disputam o título de campeão nacional.

Este fim-de-semana as maiatas têm mais uma dupla jornada açoriana. Sábado, às 18h00, vão até às Escola Secundária Lajes do Pico para defrontar o Ribeirense. No domingo, às 20h30, jogam no Pavilhão da Kairos, em S. Miguel, frente ao Clube K.

A equipa masculina do Gueifães realiza os últimos jogos da 1ª Fase já com a qualificação garantida para os play-off. Os maiatos garantiram também o segundo lugar no passado fim-de-semana depois de terem batido a Académica de S. Mamede no Municipal de Gueifães por 3-0, com parciais de 25-20, 25-15 e 2516.

Os comandados de José Seco estão na segunda posição, com 40 pontos, menos um que o Clube K mas já sem hipóteses de chegar à liderança devido à diferença nos set ganhos.

O Gueifães desloca-se este sábado, às 16h00, até Ponta Delgada para defrontar precisamente o Clube K na última jornada desta fase regular.

André Cordeiro