Aplicação de NUTRIMAIS em pomar de Limoeiros

0
294
imagem LIPOR
- Publicidade -

Projeto de investimento para a instalação de 6 hectares de limoeiros no Solar de Ribeiro, uma quinta situada na margem Norte do rio Douro, concelho de Marco de Canaveses, utiliza NUTRIMAIS, produto com origem na LIPOR e na Maia.

A propriedade foi adquirida em Dezembro de 2014 e sujeita a desmatação manual e arranque de cerca de 1 ha de vinha, durante o ano de 2015.

Em Dezembro deu-se início aos trabalhos de regularização do terreno (terraplanagens) para construção de patamares, surriba a 1m de profundidade e drenagem. Previamente à surriba foram distribuídos os fertilizantes e a matéria orgânica a serem incorporados no solo.

A matéria orgânica aplicada foi o Nutrimais granulado – 35.000 kg. Esta aplicação decorreu da recomendação de fertilização após análises ao solo e da facilidade de aquisição e distribuição desta M.O.

A plantação decorreu em Maio de 2016, com o compasso de 2,2 x 5 m e condução das plantas em bardo Aplicação de Nutrimais em pomar de limoeiros ou espaldar. Seguiu-se a instalação da estrutura de suporte, paus e arames, e da rega gota-a-gota. Nos anos imediatos (2017 e 2018) foram aplicados cerca de 2 kg de Nutrimais granulado por árvore.

Em 2020 optou-se pela aplicação de Nutrimais a granel em zonas onde as árvores apresentavam um menos bom desenvolvimento vegetativo, seja por excesso de água, menor profundidade do solo, maior incidência de pragas ou deficiências de rega.

O NUTRIMAIS é um corretivo agrícola orgânico, proveniente da compostagem de matérias-primas separadas na origem, fabricado pela LIPOR, empresa intermunicipal da qual a Maia faz parte.
Sendo um corretivo agrícola orgânico, não um adubo químico, a sua aplicação regular aos solos agrícolas resulta na manutenção ou aumento da fertilidade natural desses mesmos solos.

- Publicidade -