Cooperativa da Maia completa 45 anos de apoio aos agricultores locais

0
162
Cooperativa Agrícola da Maia
Cooperativa Agrícola da Maia_Foto ASantos

A Cooperativa Agrícola da Maia juntou há 45 anos os agricultores do concelho, pela defesa dos seus interesses.
Fundada em 20 de Outubro de 1975, como resposta às dificuldades dos agricultores maiatos no acesso aos meios necessários à produção agrícola, a Cooperativa Agrícola da Maia celebra 45 anos de existência.

A Cooperativa Agrícola da Maia agrupa os agricultores Maiatos numa associação que dá voz aos interesses comuns da classe e proporciona uma capacidade negocial e reivindicativa dificilmente conseguida de forma individual.

De uma pequena cooperativa com um reduzido número de agricultores cooperantes, abrangendo um pequeno leque de atividades agrícolas, a Cooperativa Agrícola da Maia foi crescendo e evoluindo, sustentada na força dos seus associados e no empenho dos seus dirigentes, sendo hoje uma Cooperativa de referência no panorama agrícola do norte do país.

A instituição, presidida por Américo Soares, agricultor de São Pedro Fins, tem atualmente cerca de 700 Sócios e um capital social de 117.000 Euros. Dispõe de instalações próprias, recentes e modernas, que albergam os seus Serviços Administrativos, Postos de Venda de Produtos Agrícolas, Armazém, Postos de Venda de Produtos Fitofarmacêuticos, Salas de Formação e um Posto de Venda de Combustíveis, além de outras valências.

A Cooperativa presta aos seus associados, além de serviços de aconselhamento e informação sobre os apoios e subsídios disponíveis para investimentos, bem como de apoio à formalização de candidaturas a essas subvenções, bem como à formação profissional e às análises laboratoriais específicas do setor agrícola.