Desemprego desceu no Norte no segundo trimestre, indica relatório da CCDRN

0
143

O segundo trimestre de 2011 foi positivo para o norte do país em matéria de emprego, registando uma queda da taxa de desemprego, que foi de 12,6 por cento, menos duas décimas que no trimestre anterior.

É um dos dados disponíveis no boletim “Norte Conjuntura”, editado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Já a taxa de emprego alcançou o valor mais elevado desde há dois anos, com 64,1 por cento.

Apesar deste indicador positivo, o mesmo documento assinala que houve um abrandamento do crescimento das exportações de mercadorias na Região do Norte, que cresceram 15,4 por cento em valor, mas não alcançaram os 20,3 registados no trimestre anterior.

O calçado voltou a estar em destaque, uma vez que nos últimos três trimestres teve, a nível nacional, “crescimentos na produção, na facturação e nos indicadores de mão-de-obra”.
No turismo, o boletim aponta para o novo “bom momento” da Região do Norte, atendendo às subidas dos indicadores de actividade dos estabelecimentos hoteleiros.