Economista António Nogueira Leite aprovou projeto maiato

0
278
foto de Rádio Observador
- Publicidade -

O projeto quye começou a ser implementado na Maia no dia 3 de maio, “Recicle Mais Pague Menos”, obteve aprovação pelo economista António Nogueira Leite, na rubrica da rádio Observador “Tempestade Perfeita”.

O comentador desta rubrica da Observador apontou este projeto como o que aprovava naquela semana. Os comentadores são desafiados a apontar pontos negativos e outros positivos, com reprovação ou aprovação, tendo Nogueira Leite aplaudido este projeto maiato, que assenta no princípio de “pague conforme aquilo que deita fora”, o “pay has you throw”.

A Câmara da Maia passa “a identificar o custo da recolha de resíduos e a comparticipação de cada munícipe, e a associá-lo a algo que eles (município da Maia) podem fazer, mas que a maior parte dos concelhos não pode, porque não o planeou, que é aquilo que cada um recicla e o que cada um não recicla”, afirmou.

Assim, essa tarifa de resíduos será “menor quanto mais as pessoas reciclam”. O economista prosseguiu que isto é possível na Maia, porque existe “processo de contentorização nos edifícios e capacidade de mensuração”. Mas esta “tecnologia não caiu do céu, foi trabalho da edilidade e seus parceiros”.

António Nogueira Leite considerou o projeto muito importante e um caminho que todos devem seguir.

- Publicidade -