Inovação prática no Tecmaia

0
188

A inovação esteve novamente em destaque do Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, no passado dia 14. O auditório “Business Center” acolheu a conferência “Inovação prática- aplicação dos conceitos Triz para acelerar a inovação empresarial”, numa parceria entre o Pelouro do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Maia e o Tecmaia.

A conferência teve como principal oradora, Ellen Domb, conhecida investigadora norte-americana, proveniente do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e especialista na área da inovação empresarial, designadamente no âmbito da aplicação e desenvolvimento da metodologia “Triz” (teoria inventiva de solução de problemas).

Ellen Domb definiu “Triz” como um método de resolução de problemas baseado na lógica e em dados, desenvolvido na ex-União Soviética entre 1946 e 1985, sendo que “a investigação Triz começou com a hipótese de que existem princípios universais de criatividade que são a base para a criação de inovações e avanços tecnológicos”.

De acordo com o vereador do pelouro do Desenvolvimento Económico, Paulo Ramalho, esta conferência integra um ciclo dedicado ao tema da inovação e que já contou com especialistas de renome mundial, entre os quais Alexis Gonçalves e Praveen Gupta.
O autarca acrescentou ainda que estas iniciativas são “para continuar e aprofundar” e “visa disponibilizar aos empresários e gestores da região, um conjunto de conhecimentos e experiências muito importantes para a afirmação das suas empresas, enquanto estruturas eficientes e competitivas”, justificou.

Paulo Ramalho considera que este tipo de acções “afirma cada vez mais a Maia, e particularmente o Tecmaia, como o local por excelência da região norte, de reflexão e afirmação da inovação”.

Ligação: Tecmaia