Sacos de recolha de resíduos verdes da LIPOR passam a ter identificadores eletrónicos

0
282

A LIPOR é a entidade responsável pela Gestão, Valorização e Tratamento dos Resíduos Urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde e trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidas por 1 milhão de habitantes.

Assumindo o desafio de uma gestão sustentável e sustentada dos Resíduos Urbanos do Grande Porto e encarando o resíduo como um recurso, a LIPOR e os seus Municípios associados, em cumprimento do seu Plano Estratégico, têm apostado cada vez mais numa estratégia de recolha seletiva, com particular incidência na implementação de sistemas Porta a Porta Residencial.

A Visão LIPOR preconiza a impossibilidade de gerir algo que não se consegue medir, pelo que a capacidade de monitorizar individualmente os clientes e conhecer o seu padrão de produção de resíduos, fornece, não apenas uma melhor compreensão do estado do projeto implementado, mas também representa uma importante ferramenta para apoiar a implementação de novos projetos.

Com este desígnio estratégico, a LIPOR, em parceria com os seus Municípios Associados, irá implementar a recolha seletiva de resíduos verdes com recurso a 10.000 mini bags com identificadores eletrónicos RFID de ultra frequência.

Os mini bags para resíduos verdes são equipamentos desenhados pela LIPOR para que o cidadão possa utilizar de forma simples e cómoda no seu jardim, permitindo-lhe separar e encaminhar para recolha seletiva e valorização orgânica os resíduos verdes que produz. Os mini bags, sacos reutilizáveis resistentes e flexíveis com 175L de capacidade, estão dotados de um TAG RFID UHF que, quando colocado à recolha, pode ser lido de forma automática por um sistema de leitura de ultra frequência manual (terminal ou pulseira) ou fixo instalado na viatura de recolha.

Este sistema de monitorização, suportado pelo Datacenter da LIPOR, possibilita o acompanhamento das recolhas e otimização dos serviços disponibilizados ao Cidadão.

Os mini bags, sem identificador eletrónico, já têm vindo a ser utilizados nos Municípios Associados da LIPOR, com cerca de 11.000 distribuídos aos cidadãos, revelando serem uma solução de recolha bastante eficaz.

A LIPOR pretende com este modelo de monitorização garantir o sucesso dos projetos de recolha e cumprir as ambiciosas metas de reciclagem e valorização orgânica.