Saint-Gobin apresentou ao secretário de Estado da Economia nova fábrica para a Maia

0
321

A empresa francesa Saint-Gobain apresentou, no dia 21, ao Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, os novos investimentos que incluem uma nova fábrica na Maia.

A Saint-Gobin apresentou os projetos em curso e a forma como o conhecimento das várias empresas podem aportar valor ao desenvolvimento do país, em particular no que diz respeito à eficiência energética dos edifícios.
 
O grupo anunciou, durante a visita, a abertura de uma nova unidade de produção, sediada na Maia, dedicada aos produtos abrasivos, que terá um significativo investimento de 5,3 Milhões de euros, e que proporcionará mais de 200 novos empregos.
 
Paralelamente referiu o aumento de capacidade de uma nova linha de pastas para a Saint-Gobain Weber, em Aveiro, que permitirá a produção de produtos para distintos mercados em crescimento.

A Saint-Gobain recebeu nas suas instalações, em Aveiro, a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, o vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Jorge Mengo Ratola, o presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Nuno Mangas, assim como o presidente do Cluster Habitat Sustentável, Vítor Ferreira. A visita teve como anfitrião o Diretor Geral da Saint-Gobain em Portugal, José Martos.
 
A Saint-Gobain, líder em soluções de alta performance para o setor automóvel, da indústria e da construção, é um grupo com mais de 350 anos, de origem francesa, presente em Portugal, com distintas áreas de negócio, que conta com 750 colaboradores repartidos por todo o país.
 

O grupo Saint-Gobain partilhou, ainda, a aposta em tecnologia sofisticada, na fábrica de Santo Tirso, o que incrementará a capacidade, produtividade e a produção de novos formatos de vidros para fachadas. Adicionalmente, a Saint-Gobain sublinhou a expansão dos seus armazéns no Carregado.
 
Em Portugal, o grupo mantém uma forte atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) localizada em Aveiro.
 
O Diretor Geral da Saint-Gobain Portugal, José Martos, como resumo da sua apresentação à visita de Estado, destacou que “A Inovação e o estabelecimento de parcerias chave são para nós uma grande prioridade, sendo que temos como foco o desenvolvimento de produtos e soluções diferenciadoras, que irão ser utilizadas para melhorar a qualidade dos edifícios. Desta forma, respondemos aos desafios da construção sustentável, da eficiência energética e do uso adequado dos recursos do planeta, contribuindo para um habitat sustentável. Colocamos assim o nosso know-how e as nossas equipas multidisciplinares focadas e empenhadas em cumprir com as metas de neutralidade de carbono, assegurando, desta forma, a sustentabilidade do desenvolvimento em Portugal.”
 
O setor da Inovação e I&D da Saint-Gobain é focado na melhoria de produtos e soluções para a área da construção como a reabilitação, bem como a melhoria térmica dos edifícios. Este Laboratório, atua em parceria com várias instituições como o CITEVE, a Universidade de Aveiro, o ITECons, o LNEC, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Cluster Habitat Sustentável, entre muitos outros.