Sindicato acusa Efacec de substituir trabalhadores em ‘lay-off’

0
580

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras e de Energia (Site-Norte) acusou hoje a Efacec de estar a subcontratar empresas externas para substituir trabalhadores colocados em ‘lay-off’ e de pedir horas extraordinárias a funcionários neste regime.

“Em 06 de abril a maioria dos trabalhadores da Efacec Energia, Engenharia e Serviços Corporativos foram colocados em ‘lay-off’. No entanto, o Site-Norte tem conhecimento de que a Efacec, tal como aconteceu aquando do despedimento coletivo, está a subcontratar empresas e a colocar trabalhadores subcontratados a ocupar os postos de trabalho de quem está em ‘lay-off’”, denuncia o sindicato em comunicado.

Adicionalmente, refere, “em algumas unidades de negócio em que o ‘lay-off’ está implementado, os trabalhadores estão a realizar horas extras”, o que já levou o sindicato a solicitar uma ação inspetiva à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) no passado dia 21.

A agência Lusa tentou obter uma reação junto da administração da Efacec, mas tal não foi possível até ao final desta tarde.

Ainda denunciado pelo Site-Norte é o facto de a Efacec ter comunicado aos trabalhadores, na passada quinta-feira, “que os salários não serão pagos, como sempre, em 28 do corrente mês”.