A verdadeira razão porque o PSD ganha sempre as eleições (Autárquicas) no concelho da Maia

0
123

Tem-se escrito muito na comunicação social sobre os motivos que levaram o PS à derrota estrondosa nas últimas autárquicas no concelho da Maia. Uns dizem que foi a falta de estratégia ou estratégia mal planeada a causadora, outros dizem que as listas é que eram fracas, e que por isso é que perderam.

Enfim, tem-se dito, mesmo, muita coisa pretensamente a justificar essa derrota, diga-se, em abono da verdade, a maior de todas quantas o PS teve, desde o "25 de Abril".

Mas, em meu entendimento, não pondo de parte, alguma verdade nestas suposições, o verdadeiro motivo, quanto a mim, não tem nada a ver com isso. A verdadeira razão tem a ver, pura e simplesmente, com a estratégia e o trabalho que o PSD vem desenvolvendo, há muitos anos, em prol do concelho da Maia e dos Maiatos. O PSD desde há muito vem ganhando estas eleições com larga maioria, e não é por acaso.

Estas sucessivas vitórias significam que o PSD, desde há muito, se encontra bem implantado no seio da comunidade maiata e no seu "modus vivendi".

Mas não se pense que esta implantação apareceu por obra e graça do divino Espírito Santo, ela nasceu devido a muito trabalho e empenho, envolvendo os maiatos e as associações cívicas ou de cidadania onde se têm feito representar.

Pode-se dizer, que o PSD, de certa forma, misturou-se com a sociedade maiata, que chegadas as eleições locais faz questão, com o seu voto, exprimir isso mesmo. Portanto, o PSD ganhará sempre, dependendo, unicamente, a margem de diferença para os outro partidos, principalmente, da qualidade das listas que estes apresentarem.

E a melhor prova do que acabo de afirmar, está no mandato que terminou agora. O PSD, como toda agente sabe, não fez grandes obras, as obras que executou foram mais do género "utilitário", mas sem gastar grande dinheiro.

De resto, havia uma prioridade assumida pelo presidente da câmara, de fazer um grande esforço para equilibrar as contas da câmara (o que parece ter sido conseguido).

A fraca lista do PS, e também a sua fraca campanha, fez o resto, e dilatou os números de diferença para o PSD.

Eu diria, que o concelho da Maia, por coração é PS, mas por razão é PSD. Isto é, ideologicamente, é de esquerda (PS) (reconhecido em legislativas), mas rendido ao trabalho positivo e muito próximo dos maiatos do PSD, é integrador e apoiante deste partido, em eleições locais. Portanto, eu diria ainda, que em condições normais, o PSD ganhará sempre as eleições para o município, porque a campanha que realiza tem quatro anos no seio da comunidade maiata, é muito participada pelos maiatos, e, consequentemente, tem sucesso garantido.

Só a alteração das condições que têm ditado, sistematicamente, esta superioridade do PSD, é que pode, um dia, dar a vitória do PS, o que é muito pouco provável isso vir acontecer.

Manuel Ferreira