COVID-19, informo-me porque quero saber como agir

0
165

O COVID-19 é uma infeção provocada por um vírus, o coronavírus, e muito tem preocupado as entidades mundiais de saúde. Na verdade, o coronavírus já existia em circulação, mas a estirpe 19 surgiu em dezembro de 2019 na China. É transmitido pelo contacto com pessoas afetadas pelo vírus através das gotículas respiratórias que circulam a partir da fala, espirros e tosse.

A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. Desconhece-se o período de incubação, mas sabe-se são pessoas de risco todas aquelas que tenham história de viagem para áreas com transmissão comunitária ativa (como por exemplo China e Norte de Itália) nos 14 dias antes do início de sintomas, contacto com caso confirmado ou provável de infeção por COVID-19 nos 14 dias antes do início dos sintomas ou profissional de saúde ou pessoa que tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.

Deste modo, se apresentar algum destes critérios, além de febre, tosse ou dificuldade respiratória, deverá contactar a Saúde 24 através da linha 808 24 24 24.

Não existe vacina nem tratamento específico, havendo uma série de cuidados que podem ser adotados. Assim, sempre que espirrar ou tossir, deverá fazê-lo para o antebraço ou para um lenço descartável dispensando-o seguidamente no lixo.

Recomenda-se a lavagem frequente das mãos com solução desinfetante ou detergente, sobretudo se estiver doente ou em contacto direto com pessoas doentes, se se assoar, tossir ou espirrar.

O uso de máscara como proteção individual não está recomendado, a não ser que apresente sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro), seja suspeito de infeção por COVID-19 ou preste cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.

Cada um de nós pode fazer a diferença se souber como agir e se proteger seguindo os cuidados básicos. Se se tratar de um caso suspeito, antes de se dirigir a qualquer instituição de saúde, deverá contactar a Saúde 24 – 808 24 24 24.

Ana Aires, médica interna de Medicina Geral e Familiar na USF Alpha, ACeS Baixo Vouga