Opinião Victor Dias: Festas deste ano foram coroadas de um invulgar êxito

0
148

As festas do concelho, em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, alcançaram neste ano de 2011 um enorme êxito, em todas as suas áreas de realização.
Apesar das dificuldades com que todos os organismos e instituições se deparam actualmente, fruto da conjuntura económico-financeira nacional e internacional, as Festas do Concelho decorreram num ambiente de visível Paz Social, contando com uma programação de luxo, pese embora as restrições orçamentais impostas pelas contingências do momento.
Câmara Municipal da Maia e Comissão de Festas da Paróquia de São Miguel de Barreiros, envidaram todos os esforços para convergir nos objectivos e implementar uma gestão rigorosa e, sobretudo, muito parcimoniosa do magro orçamento que destinaram às festividades.
A majestosa procissão de Nossa Senhora do Bom Despacho, uma tradição que se cumpre há mais de trezentos anos, teve uma admirável participação popular, com milhares e milhares de pessoas nas ruas à espera da passagem dos mais de 20 andores, na sua maioria com imagens da Virgem Maria, oriundas das 18 paróquias da Vigararia da Maia.
Ao longo do percurso houve momentos comoventes, quer pela alegria com que as pessoas acolhiam a Procissão, quer pela forma e devoção com que as várias forças vivas da comunidade se integraram neste passeio anual da imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho, um momento carregado de enorme simbolismo e significado espiritual.

Espectáculos

De entre os vários espectáculos programados, o concerto de Toni Carreira foi inquestionavelmente, como aliás se esperava, aquele que bateu todos os recordes de afluência. Nesse dia, a Cidade da Maia ficou verdadeiramente em estado de sítio.
Por todo o lado, havia automóveis estacionados das mais variadas formas e, claro, sempre um “Mar de gente” a caminhar apressada para o concerto, na ânsia de arranjar um bom lugar, para ver o verdadeiro artista, ou seja, o maior fenómeno de popularidade da Música Ligeira Portuguesa. Os factos arrasam qualquer hipotético argumento que pretenda afirmar o contrário. Toni Carreira é um fenómeno em vários aspectos, desde o plano artístico e musical, chegando a assumir foros de um fenómeno psicossocial, enfim, o que quer que seja, é um profissional sério que merece o nosso respeito porque sabe o que as pessoas esperam dele e procura responder com eficácia e eficiência a esses anseios. Quando um artista age deste modo, é digno de se lhe tirar o chapéu.

As feiras

Outro dos grandes êxitos alcançados nestas festas foi o das feiras, organizadas pela Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura.
A Feira de Artesanato com os seus 128 stands, representando as diversas regiões de Portugal e a sua animação diária própria que atraiu dezenas de milhares de pessoas.
Por sua vez, a Feira do Livro, igualmente com uma programação privativa que incluiu palestras, conferências, sessões de autógrafos e pequenas actuações artísticas, logrou também alcançar um sucesso muito apreciável.

Em suma

Numa clara demonstração de engenho, imaginação e criatividade, Câmara Municipal e Comissão de Festas averbaram um capital de experiência e reconhecimento público que lhes dá a responsabilidade de prosseguir com as Festas do Concelho em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, em 2012, mantendo um nível de programação do agrado geral, repetindo a proeza de com pouco fazer bastante, num sinal claro de que entendem os sinais dos tempos que são hoje outros e com outras exigências.