Simulador da vacina anti Covid19 já está online

0
201

Já está disponível o simulador online em que os portugueses com mais de 80 anos ou acima dos 50 anos e doenças associadas (insuficiência cardíaca ou renal, doença coronária ou pulmonar obstrutiva crónica) podem verificar se estão incluídos nas listas para a vacinação contra a covid-19.

Esta nova funcionalidade no portal Covid-19 ficou disponível este domingo. Basta inserir alguns dados pessoais – número de utente, nome completo e data de nascimento – e o sistema devolve a informação sobre se a pessoa foi mesmo identificada e faz parte das listagens oficiais.

Aceda ao simulador pelo portal do Ministério da Saúde.

A segunda fase vai ser concluída apenas durante o segundo trimestre, chegando aos maiores de 65 anos (tenham ou não doenças) e às pessoas entre os 50 e os 64 anos com patologias de risco. E a inoculação em massa (oito milhões de doses para quatro milhões de pessoas) deverá concentrar-se nos três meses de verão, obrigando à criação de grandes centros de vacinação e a recorrer às farmácias. No sábado, o primeiro-ministro, António Costa, reafirmou o objetivo de “chegar ao final do verão com 70% da população portuguesa devidamente vacinada”.