António Costa diz que lojas de centros comerciais têm de encerrar às 13:00

0
162
António Costa_Foto Rodrigo Antunes Agência Lusa

O primeiro-ministro esclareceu hoje que apenas algumas pequenas lojas de rua podem estar abertas após as 13:00 nos próximos dois fins de semana nos concelhos de risco e não as que estão nos centros comerciais.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, António Costa explicou que fora da obrigatoriedade de encerramento entre as 13:00 e as 08:00 nos próximos dois fins de semana estão algumas “pequenas lojas” até 200 metros quadrados com porta aberta para a via pública, o que significa que “não são lojas que estão dentro dos centros comerciais”.

“Lojas de 200 metros quadrados são lojas relativamente pequenas, não abrangem nenhuma das grandes superfícies”, reforçou o primeiro-ministro, indicando ainda assim, que nem todas poderão estar abertas.

Segundo exemplificou, são “lojas do setor alimentar, lojas de higiene pessoal ou para a casa, funerárias, lojas de produtos naturais ou dietéticas, farmácias, funerárias.”

Trata-se de “um conjunto muito limitado de lojas”, acrescentou António Costa.

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que prorroga a declaração da situação de calamidade, em todo o território nacional continental, até às 23:59 de 23 de novembro.

Em relação aos concelhos de risco que passam de 121 para 191, o Governo determinou que, durante o fim de semana, a abertura do comércio será a partir das 8:00 e o encerramento às 13:00, exceto em certos casos restritos como farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares até 200 metros quadrados com porta para a rua e bombas de gasolina.

Durante o fim de semana, a partir das 13:00, os restaurantes só poderão funcionar para entrega ao domicílio.
Foi ainda aprovado um apoio extraordinário para o setor da restauração de 20% sobre a perda de receita registada nesses fins de semana.

O Governo ordenou hoje o encerramento do comércio e restauração às 13:00 nos dois próximos fins de semana e a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 08:00, anunciou ainda o primeiro-ministro, António Costa.

“A regra é tudo fechado às 13:00”, disse o chefe do Governo em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, referindo-se aos concelhos com risco elevado de contágio de covid-19, que vão aumentar de 121 para 191 a partir de segunda-feira.

(Lusa)