Até ao dia de Natal, chegarão a Portugal 158 voos do Reino Unido

0
134
Aeroporto do Porto

No âmbito da fiscalização das medidas decretadas pelo Governo para controlar a pandemia de Covid-19, a GNR e a PSP detiveram, entre 9 e 20 de dezembro, seis pessoas. Quatro desrespeitaram a obrigação de confinamento e duas foram detidas por resistência ou coação sobre funcionário.

Em nota enviada às redações, para além do balanço de detenções, o Ministério da Administração Interna revela que Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência esteve reunida, na tarde de segunda-feira, para fazer um balanço das medidas em vigor.

Durante a reunião, foi feito um ponto de situação sobre a implementação, desde a meia-noite de segunda-feira, de novas medidas aplicáveis aos voos provenientes do Reino Unido. O Governo estima que, desde segunda e até ao dia de Natal, cheguem a Portugal 158 voos do Reino Unido.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou que, em colaboração com a Direção Geral da Saúde (DGS), foi enviado um novo aviso à população por SMS sobre a situação de risco relacionada com a pandemia da COVID-19. “Este SMS preventivo foi entregue a um total de 10,6 milhões de números ativos em Portugal”, pode ler-se.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, também presente na reunião, indicou que o índice de transmissão (Rt) da COVID-19 em Portugal está abaixo de 1 desde 20 de novembro. Porém, Portugal regista ainda um elevado úmero de surtos (498 surtos ativos), em particular nos lares.