Autarca de Valongo preside à Associação Parque das Serras do Porto

0
136
imagem CMV

O presidente da autarquia de Valongo é agora também presidente da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, tomou posse como presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto.

“É um orgulho presidir pela segunda vez a esta associação. Este projeto de várias gerações será um exemplo da força de vontade do poder local”, disse o autarca, no ato de tomada de posse, que decorreu na passada sexta-feira.

O Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso que está a ser desenhado desde 2014 pela vontade dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, que partilham um território com cerca de 6.000 hectares.

Precisamente nesse território estão incluídas as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. A área já foi classificada como Paisagem Protegida Regional, espaço que é também considerado o “livro geológico” mais antigo de Portugal.

O projeto tem o alto patrocínio do Presidente da República. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal.