Carta de condução em formato digital

0
183
imagem sapo.pt

A carta de condução e a documentação do automóvel vão passar a formato digital. Condutores apenas terão de mostrar documentação no telemóvel.

O Governo vai implementar alterações ao Código da Estrada e uma das novidades é poder ter a documentação disponível em formato digital, numa aplicação no telemóvel.

Ao mesmo tempo, o governo implementa multas mais pesadas para o uso de telemóvel ao volante.

Os condutores vão poder agregar a carta de condução e os documentos do veículo, como o registo de propriedade, o certificado do seguro e a ficha de inspeção, numa aplicação no telemóvel.

E, caso sejam parados pelas autoridades, terão de mostrar os documentos nessa ‘app’ (aplicação). Se os agentes de autoridade não tiver os meios eletrónicos para essa leitura, o condutor terá de apresentar os documentos em papel na esquadra em cinco dias.

Já existe a aplicação id.gov.pt da Administração Pública, disponível na Loja Google online, que permite guardar e consultar os seus cartões (Ex: cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE) em qualquer momento, bastando recorrer à Chave Móvel Digital (que deve ser solicitada ao renovar o Cartão de Cidadão).