Covid-19: DGS desaconselha vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

0
204
foto sapo.pt
- Publicidade -

A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra da covid-19 da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.

Numa norma divulgada no seu ‘site’, a DGS deixou as recomendações e indicações relativamente à vacina da AstraZeneca.

Em quatro pontos, o comunicado, assinado por Graça Freitas, salienta que a vacina está aprovada para ser administrada em pessoas com mais de 18 anos, mas que até “novos dados estarem disponíveis”, a vacina deve ser preferencialmente utilizada para pessoas com 65 ou menos anos de idade.

Todavia, é explicado que “em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada” se só estiver disponível a vacina da AstraZeneca e que em “nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou menos anos de idade ser atrasada se só estiver disponível uma vacina de mRNA”.

Nas vacinas mRNA é introduzido no corpo um mensageiro de ácido ribonucleico (mRNA na sigla em inglês), que contém informação genética sobre o vírus e engana o corpo para que seja ele próprio a produzir a proteína do agressor.

- Publicidade -