Cruz Vermelha de Vila do Conde com nova ambulância

0
162
imagem de arquivo
- Publicidade -

Entrou ao serviço na Delegação de Vila do Conde, no passado dia 11, uma nova ambulância de emergência.
Embora na sua missão seja igual às outras 4 ambulâncias de emergência que passaram ou que estão ao serviço da delegação, esta tem um significado especial por representar o reconhecimento do bom trabalho que se tem desenvolvido na emergência médica por esta delegação.

Como refere a responsável pela Delegação de Vila do Conde, foi premiado o “trabalho desempenhado por pessoas, assalariados e voluntários, que têm dedicado o seu tempo a desempenhar um melhor e mais eficaz socorro, adaptando-se continuamente às novas necessidades de competências e conhecimento”.

EM nota de imprensa esclarece-se que a viatura foi adquirida no «contexto da operacionalização de um protocolo de Posto de Emergência Médica com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e está disponível 24h, 365 dias por ano, para o socorro à população. Este protocolo poderá no futuro incluir o financiamento para a viatura, no entanto dada a idade e km das viaturas ao serviço (uma com mais de 450.000 km e outra com mais de 500.000 km) decidiu a direção adquirir a viatura por meios próprios com a respetiva autorização para utilizar as cores do INEM».

Para além do habitual equipamento de socorro, esta viatura integra sistemas de comunicação especializados e diretos com o INEM, como o rádio SIRESP e o registo informático de ocorrências iTEAMS que permite o envio de dados através de um computador, em tempo real, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Também recentemente, a CVP de Vila do Conde adquiriu outras viaturas, uma dedicada a transporte especial e outra ao transporte de doentes.
No momento em que entra ao serviço a nova ambulância, a CVP salienta «o papel da Câmara Municipal de Vila do Conde e de outros beneméritos, que, embora não cobrindo o valor da totalidade da viatura (parte foi paga através de crédito) tornaram estes investimentos possíveis».

- Publicidade -