Descoberta escultura inédita na catedral de Compostela

0
164
imagem Jennifer Alexander

Uma historiadora de arte britânica descobriu na catedral de Santiago de Compostela, em Espanha, um auto-retrato de um dos pedreiros que trabalhou na sua construção.

Tratar-se-á, segundo o jornal The Guardian, de uma figura masculina que foi esculpida, no início do século XII, durante a construção da catedral de Santiago de Compostela, no noroeste de Espanha. Ninguém sabia da sua existência, até agora.

A figura está escondida no topo de uma das muitas colunas desta catedral, que é uma das maiores do mundo. Foi descoberta por uma historiadora de arte britânica, que acredita que não era suposto ter sido vista porque é um auto-retrato de um dos pedreiros que trabalhou na sua construção.

“Estão normalmente em cantos escuros, onde apenas outro pedreiro poderia encontrá-lo. Este está numa parte do edifício onde terias de ser um pedreiro para estar lá em cima e ver. Está escondido entre um conjunto de capitéis [o topo de uma coluna] que são simples”, declarou Jennifer Alexander, historiadora de arte da Universidade de Warwick.

A figura esculpida, que tem cerca de 30 centímetros, está representada até a cintura. “Tem um sorrisinho bonito. Está satisfeito consigo mesmo. Está esplendidamente esculpido, com um rosto fortemente caracterizado”, afirmou ainda a investigadora.